Assembleia presta homenagem aos 110 anos do Colégio Diocesano

19/05/2016 14h20


Fonte Alepi

A Assembleia Legislativa realizou, hoje(19), sessão solene em homenagem aos 110 anos de fundação do Colégio São Francisco de Sales, o Diocesano. Dezenas de professores e ex-alunos do colégio participaram da sessão que foi proposta e presidida pelo deputado Themístocles Filho (PMDB), presidente do Poder Legislativo.

“O colégio diocesano é um ícone na educação no Piauí, pois forma muitos homens e mulheres que contribuem consideravelmente para o desenvolvimento da região”,
afirmou o parlamentar. Themístocles Filho convidou para a mesa de honra, dentre outros, o superior da Plataforma Nordeste I da Companhia de Jesus (Jesuítas), padre Cláudio Antônio Lorencini, os representantes da Prefeitura e da Câmara de Teresina, Francisco Canindé e vereador Inácio Carvalho (PP), o empresário Jesus Filho, diretor da TV Cidade Verde, o ex-deputado Mauro Tapety e o tenente-coronel John Feitosa, representante da Polícia Militar do Piauí.

Imagem: AlepiClique para ampliarO presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB)(Imagem:Alepi)

Themístocles Filho relembrou o tempo em que foi aluno do Colégio Diocesano na década de 70, citando os nomes de vários colegas, dentre eles o empresário Jesus Filho, o vereador Inácio Carvalho e o defensor público Nelson Nery Costa.

Em seguida, a professora Maria Olinda de Sousa Borges, representando o corpo docente, destacou o papel dos jesuítas na área educacional, dizendo que eles ensinam aos alunos que devem ter interesse e respeito pela pessoa humana.

Ex- alunos prestam homenagem ao Colégio na tribuna da Alepi

Vários alunos fizeram uso da palavra para prestar homenagem. O vereador de Teresina, Inácio Carvalho (PP), foi um deles. O parlamentar um disse que o Colégio tem, ao longo dos anos, “primado por uma educação de qualidade”. Ele assinalou que “a nossa formação moral tem origem no Diocesano”.

O presidente da Fapepi (Fundação de Pesquisas do Piauí), Francisco Guedes, em nome dos ex-alunos, declarou que o Diocesano tem dado uma contribuição significativa ao desenvolvimento do Piauí há mais de 100 anos. Ele agradeceu ao presidente Themístocles Filho pela homenagem.

O empresário Jesus Filho destacou que era justa a homenagem prestada ao Diocesano e enfatizou sua amizade com Themístocles Filho iniciada nos tempos de colégio. “Themístocles representa muito bem a nossa turma do Diocesano e honra o parlamento do Piauí”, assinalou ele. O representante dos atuais alunos, Carlos Henrique da Silva, disse que os estudantes do Diocesano são ensinados a tratar com cordialidade e respeito todas as pessoas e a praticar atos solidários com amor.

O diretor do Colégio Diocesano, Irmão Raimundo Barros, agradeceu a homenagem prestada à escola pela Assembleia Legislativa. Ele afirmou que a história da educação do Piauí não pode ser escrita sem mencionar o Diocesano. O superior jesuíta Claúdio Antônio, também, agradeceu a homenagem, assinalando que a sessão solene representava o reconhecimento da atuação dos jesuítas, que trabalham no sentido de formar agentes multiplicadores que influenciem a sociedade, promovendo os valores cristãos. A homenagem foi encerrada com um coquetel no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade.

Registro reconhece importância social do Colégio Diocesano

Segundo o presidente da Assembleia a Casa faz o registro do aniversário de 110 anos da instituição de ensino com a convicção de que está cumprindo o dever de colocar em seu devido lugar no contexto da nossa sociedade, uma instituição que tem prestado relevantes serviços à educação do Piauí.

“Lembro que em 1906, por iniciativa do primeiro bispo, Dom Joaquim Antonio De Almeida, foi fincado o marco da história da educação do Piauí, com a fundação do colégio e seminário diocesano. Entendo ser um dever de justiça fazer esse registro aqui nesta casa legislativa, enaltecendo essa instituição que tão relevantes serviços tem prestado ao nosso Piauí, formando gerações de intelectuais e profissionais das diversas áreas do conhecimento, que oferecem significativas contribuições para desenvolvimento do nosso estado e do país. Receba irmão Raimundo Nonato Oliveira Barros, a manifestação do conjunto dos deputados desta casa legislativa, legítimos representantes do povo piauiense, o reconhecimento público do valor dessa instituição que vossa senhoria tão bem dirige e a certeza de este parlamento confia no trabalho do colégio diocesano para a boa formação das gerações futuras”
, finalizou o deputado Themístocles Filho.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews