Vereadores cassam prefeito suspeito de matar esposa em Lagoa do Sítio

25/04/2015 12h19


Fonte G1 PI

Imagem: Gustavo Almeida/G1Prefeito mentiu em depoimento sobre a morte da mulher, segundo a polícia.(Imagem:Gustavo Almeida/G1)Prefeito mentiu em depoimento sobre a morte da mulher, segundo a polícia.

A Câmara de Vereadores de Lagoa do Sitio, 240 km de Teresina, cassou o mandato do prefeito da cidade José de Arimatéas Rabelo, o Zé Simão (PT). Segundo polícia, ele é suspeito de matar a esposa Gercineide Monteiro em fevereiro deste ano. A sessão extraordinária ocorreu nesta sexta-feira (24) e durou cinco horas. O presidente do legislativo municipal, Francisco Itamar dos Reis (PT), contou que os vereadores apreciaram quatro itens que continham em um relatório feito pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O vice-prefeito assumiu o cargo.

Imagem: Reprodução/TV ClubeClique para ampliarJosé de Arimatéia e a primeira dama, Gercineide Monteiro.(Imagem:Reprodução/TV Clube)José de Arimatéia e a primeira dama, Gercineide Monteiro.

José de Arimatéas Rabelo, o Zé Simão (PT), está preso suspeito de assassinar a esposa com tiro na cabeça. O crime aconteceu em fevereiro deste ano. Além dele, a empregada doméstica do casal Noêmia Maria da Silva Barros está presa por ser considerada pela polícia como suspeita do crime.

Os itens apreciados pelos vereadores foram: ausência do prefeito da cidade por mais de 10 dias sem a permissão da Câmara Municipal; conduta incompatível com a dignidade e o decoro próprio do cargo, decorrente da prisão em flagrante sob a acusação de assassinato de sua esposa; irregularidades na construção de uma pista de MotoCross, onde uma empresa foi contratada para realizar a obra e não fez o serviço.

O último item analisado foi celebração de empréstimos consignados por parte dos servidores municipais que tinham o dinheiro retido pela prefeitura mais não era repassado para a instituição financeira.

“Em dois itens citados, os parlamentares decidiram pela cassação do mandato. Nos outros houve uma diferença de votos. O certo é que o prefeito que estava interinamente afastado terá seu desligamento da prefeitura municipal definitivamente”,
declarou o presidente da Câmara Municipal.

Segundo Francisco Itamar, todos os prazos foram estabelecidos e a decisão será publicada no Diário Oficial do Município na segunda-feira ( 27). A justiça Eleitoral também será informada da decisão para formalizar a cassação. Zé Simão pode recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça do Piauí.

Novo prefeito

Na mesma sessão, o vice-prefeito que estava no cargo de forma interina, foi empossado como prefeito da cidade. Antônio Benedito de Moura (SD), o Antônio Ditoso exerce cargos públicos há sete mandatos consecutivos em cidades da microrregião de Valença.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews