Unidade de Câncer do HU/UFPI deve atender 500 pacientes por mês

02/05/2016 13h45


Fonte Cidadeverde.com

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está sendo inaugurada na manhã desta segunda-feira (02). A responsável pela unidade, a médica oncologista Vanessa Castelo Branco, a meta é atender até o fim do ano 500 pacientes por mês, entre consulta ambulatorial e tratamento quimioterápico. O governador Wellington Dias participou da solenidade e comemorou a ampliação no atendimento aos pacientes oncológicos.

O governador mencionou a atuação do deputado federal Marcelo Castro (PMDB) enquanto ministro da saúde, garantindo recursos para o HU.

"Quero só agradecer ao empenho de todos, em especial ao ministro Marcelo Castro, que merece todas as honras, é um ministro que dá orgulho ao Piauí. Eu estou muito feliz com esse momento, de ver que mais pessoas terão acesso a esse tratamento",
declarou.

Imagem: Cidadeverde.comWellington Dias(Imagem:Cidadeverde.com)Wellington Dias

Segundo a coordenadora da Unacon, o grande diferencial no atendimento promovido pelo HU será a humanização dos profissionais envolvidos.

“A população que será atendida virá encaminhada pela rede do SUS de outras unidades, pode ser ainda de forma a buscar um diagnóstico ou já na fase de tratamento. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, no Piauí os cinco tipos de câncer com maior incidência são o de mama, colo do útero, colo retal, pulmão e próstata. Serão esses os que primeiro atenderemos, posteriormente isso poderá ser expandido. A nossa meta é chegar a 500 pacientes por mês até o fim do ano”,
disse Vanessa Castelo Branco.

Imagem: Cidadeverde.comUnidade de Câncer do HU/UFPI deve atender 500 pacientes por mês.(Imagem:Cidadeverde.com)

Ela acrescentou ainda que “no Piauí temos uma demanda reprimida desses pacientes, já que só temos um hospital credenciado pelo SUS”.

O presidente nacional da Ebserh, Nilton Lima Neto, declarou que o HU-UFPI é sempre citado como um dos exemplos de projeto bem-sucedido. Ele destacou a atuação da Secretaria Municipal de Saúde na articulação dos serviços prestados e da demanda da população.

“É importante esse papel estratégico desenvolvido pela secretaria municipal garantindo que o HU seja um hospital economicamente ativo e que preste um serviço relevante para a população. Sempre citamos o exemplo do nosso primogênito do Piauí, quando falamos em recursos bem investidos nos hospitais universitários”,
declarou.

Ao todo foram investidos R$ 2,9 milhões no projeto. Presente na solenidade, o secretário Municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, disse que o próximo passo é a implantação do serviço de radioterapia. O secretário citou a crise na saúde municipal vivida em 2014, quando hospitais credenciados pelo SUS deixaram de realizar cirurgias importantes como a cardíaca, por conta da grande demanda de pacientes.

“É muito gratificante ver que cerca de um ano depois estamos em uma situação bem mais cômoda e satisfatória. Esperamos que seja o primeiro passo e que depois seja possível a implantação do serviço de radioterapia. Um grande diferencial que teremos nessa unidade é a formação de qualidade dos profissionais saídos da Universidade Federal do Piauí”,
afirmou Aderivaldo.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews