UFPI recebe homenagem da Assembleia pelos seus 46 anos

17/09/2014 13h19


Fonte Alepi

Ao participar, nesta terça (16), de sessão solene em comemoração as 46 anos de fundação, às conquistas e avanços da Universidade Federal do Piauí na Assembleia Legislativa, o reitor José de Arimateia Dantas Lopes, anunciou a instalação de dois novos campi da instituição nos municípios de Oeiras, na região centro-sul, e Esperantina, no norte do Estado. A sessão solene foi requerida pelo deputado Merlong Solano (PT).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), convidou para a mesa de honra, dentre outros, o reitor José de Arimateia Dantas, a vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira, e os pró-reitores de Ensino de Graduação, Maria do Socorro Leal, e de Extensão, Miguel Ferreira.

Em seguida, o deputado Merlong Solano disse que a educação, que deve ser considerada prioridade nacional, teve avanços consideráveis nos últimos anos, com a universalização do ensino básico e a ampliação e a interiorização do ensino superior, com ocorreu no Piauí através da UFPI. “Essa expansão vai continuar porque a Lei do Plano Nacional de Educação (PNE), que já foi sancionada, ampliará de 6% para 10% do Produto Interno Bruto os recursos destinados ao setor”, assinalou ele.

Ao falar sobre os avanços e conquistas da UFPI, o reitor José de Arimateia Dantas declarou que ela foi a instituição que mais contribuiu para o desenvolvimento do Piauí nos últimos anos. Ele destacou o crescimento no número de vagas oferecidas pela universidade que passou de 2,3 mil para mais de seis mil nos últimos 12 anos e a instalação do Hospital Universitário de Teresina.

“Outro avanço importante foi a implantação do ensino à distância, que ofereceu este ano mais de 6,8 mil vagas que foram disputadas por mais de 25 mil candidatos”,
declarou José de Arimateia Dantas, confirmando que o número de campus da UFPI passará de cinco para sete nos próximos meses com a instalação dos que funcionarão em Oeiras e Esperantina.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: ufpi, piauí, reitor