Uespi representará o Piauí no Projeto de Internacionalização Brasil-Alemanha

02/02/2014 08h08


Fonte Governo do Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através do professor Francisco da Chagas Alves Lima, do curso de Química, conseguiu aprovação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para realizar intercâmbio entre o instituto alemão Fraunhofer Institute for Manufacturing Technology and Advanced Materials (IFAM) e a Universidade Técnica de Dresden com a Uespi.

O Projeto visa a troca de experiências internacionais entre alunos de doutorado e pós-doutorado da Uespi, USP e Unicamp com as instituições alemãs localizadas nas cidades de Bremen e Dresden e tem como coordenador geral o Ubirajara Pereira Rodrigues Filho, da USP de São Carlos. Essa modalidade de intercâmbio entre as instituições de ensino superior busca uma troca de informações e uma melhor formação acadêmica científica dos alunos de países diferentes, possibilitando a troca de experiência social e cultural.

De acordo com o professor Francisco Lima, docente permanente do programa de Doutorado em Rede do Nordeste (Renorbio) no Piauí, mais de 20 pessoas participam desse projeto de intercâmbio, sendo oito pesquisadores, oito alunos de doutorado e quatro de pós-doutorado.

Dentre os alunos brasileiros de doutorado que terão a oportunidade de ir para Alemanha no convênio com a Uespi, Jefferson Almeida Rocha é graduado em Biologia pela Uespi, mestre em Biotecnologia pela UFPI e doutorando do Renorbio. Ele desenvolve pesquisa que visa beneficiar o tratamento dentário através de um adesivo criado para diminuição de bactérias na região que estiver sendo tratada. O doutorado de Jefferson acontece na modalidade sanduíche. Ele vai passar 12 meses na Universidade de Dresden, a partir de março de 2015. Posteriormente, em julho do mesmo ano, o professor Francisco Lima vai para a Alemanha integrar a equipe e dar continuidade à pesquisa.

O professor Francisco Lima acredita no sucesso do intercâmbio e da pesquisa. A partir de setembro de 2014, alunos de pós-graduação e pesquisadores da Alemanha virão para a Uespi para desenvolver atividades teóricas. Esse é o primeiro projeto de internacionalização financiado por agência de fomento na Uespi.