TRE realiza recadastramento biométrico em 125 cidades do PI

16/05/2017 10h05


Fonte G1 PI

Os eleitores de 125 municípios do interior do Piauí devem comparecer aos cartórios eleitorais até julho para fazer o cadastro de biometria do título eleitoral. O sistema biométrico reconhece, de forma automática e digital, os dados do eleitor por meio de análise da impressão digital.

O coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral, desembargador Valério Chaves, afirmou ao Bom Dia Piauí que a segurança é a característica principal nesse novo processo de identificação. "Aqui no estado do Piauí, o Projeto Biometria está nas últimas fases. A primeira etapa vai até julho, a segunda de julho a outubro e, a terceira, de outubro a março de 2018, que é o ano das eleições", explicou.

De acordo com o desembargador, essa etapa do recadastramento abrange 52 zonas eleitorais que correspondem a 30% do eleitorado do Piauí. Para realizar a revisão do título eleitoral, é preciso levar apenas o título antigo, um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Em algumas cidades não há postos de atendimento, nesse caso os eleitores devem procurar as zonas onde estão inscritos para realizar a revisão do título.

Em Teresina, o recadastramento está sendo feito há alguns anos e continua disponível para aqueles que ainda não renovaram o título de eleitor. Caso não seja feita a atualização, o eleitor terá o título cancelado e não poderá registrar novos documentos, como RG, carteira de trabalho, entre outros.

Para informações sobre a zona eleitoral e quais municípios recebem o atendimento, acesse o site do TRE: http://tre-pi.jus.br/