TRE-PI reúne órgãos para discutir plano de segurança nas eleições 2014

17/09/2014 13h22


Fonte G1 PI

Imagem: Catarina Costa/G1TRE-PI reuniu polícias do estado para tratar sobre a segurança nas eleições.(Imagem:Catarina Costa/G1)TRE-PI reuniu polícias do estado para tratar sobre a segurança nas eleições.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), através do presidente Edvaldo Moura, reuniu nesta quarta-feira (17) representantes das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Exército e Procuradoria Regional Eleitoral para divulgar o planejamento da atuação policial durante as eleições. Segundo o juiz Vidal de Freitas, o objetivo é montar uma ação para combater crimes eleitorais.

“Juntamos as polícias para organizar uma atuação em todo o estado para combater crimes como compra de voto, boca de urna, aglomerações de pessoas, transporte ilegal e alimentações de eleitores. No caso da condução irregular ela não poderá ser feita desde o dia anterior e nem posterior as eleições, mas os outros crimes se ocorrem em todo o período eleitoral já são passíveis de punições”,
disse o juiz.

Imagem: Catarina CostaClique para ampliarCoronel Alberto explicou sobre a distribuição de policiais para as eleições.(Imagem:Catarina Costa)Coronel Alberto explicou sobre a distribuição de policiais para as eleições.

Segundo o coronel Alberto Menezes, comandante de policiamento da capital, somente a Polícia Militar do Piauí vai disponibilizar cerca de seis mil homens, sendo que 1.600 sairão da capital com destino ao interior. “Dentro do número total de policiais temos também 4.800 praças e cerca de 200 oficiais que também vão se juntar com os do interior”, contou o coronel.

O plano da PM foi coordenado pelo coronel Jaime Oliveira, coordenador Geral de Operações (CGO) juntamente com juízes eleitorais. “Traçamos um plano para três áreas de policiamento: a primeira para a capital, a segunda atenderá a região metropolitana, que abrange oito cidades, e a terceira será para os outros 215 municípios do interior. Em Teresina são 313 locais de votação e a intenção é de ter um policial para cada um desses locais”, explicou.

Imagem: Catarina Costa/G1Seis mil policiais militares devem fazer a segurança nas eleições.(Imagem:Catarina Costa/G1)Seis mil policiais militares devem fazer a segurança nas eleições.

A novidade para este ano é que os policiais vão se deslocar para o interior na quinta-feira e não mais no sábado como era feito antigamente. “Quanto mais cedo chegarmos na cidade melhor a segurança. O nosso objetivo é para que o cidadão tenha como votar com segurança e escolha o seu candidato da maneira mais livre e democrática possível. Vamos ter também oficiais acompanhando juízes”, relatou.

A ação da Polícia Civil ainda não sabe informar quantos policiais vão atuar nas eleições, pois segundo o delegado geral James Guerra, o plano do órgão depende da Polícia Federal. “Vamos agir nas cidades nas quais a PF não for atuar, por isso dependemos do plano deles, mas de início já sabemos que vamos deslocar 100 delegados, um para cada Zona Eleitoral. Eles vão trabalhar instaurando inquéritos e encaminhando para a Justiça Federal”, revelou.

Imagem: Catarina CostaClique para ampliarPresidente do TRE destacou a união de esforços para eleições limpas.(Imagem: Catarina Costa)Presidente do TRE destacou a união de esforços para eleições limpas.

Já Polícia Rodoviária Federal (PRF) montará 15 pontos de fiscalização, sendo 10 postos de base e os outros cinco instaurados nos municípios com históricos de transporte ilegal de eleitores. Segundo o inspetor Tony Carlos, o objetivo é trabalhar para que os eleitores se desloquem com segurança para os locais de votação.

O presidente Edvaldo Moura afirmou que a reunião serviu para esclarecer as dúvidas e garantir seguranças nas eleições. "Vamos fazer a melhor eleições do Piauí, mas para isso precisamos dos esforços de todos os órgãos", disse.