Terceiro balão do projeto Loon cai no Piauí; polícia vai notificar empresa

08/05/2017 13h47


Fonte G1 PI

Mais um balão do Projeto Loon caiu no interior do Piauí, desta vez na tarde desse domingo (7) no povoado Água Branca, zona rural de Campo Maior, a 78 km de Teresina. Devido os três casos registrados este ano no estado, a Polícia Civil abriu investigação para apurar a segurança do equipamento.

De acordo com o delegado Anchieta Nery, o balão caiu novamente na região de zona rural, onde há poucas casas. Os moradores relataram ter ouvido um grande barulho e foram até o local verificar o que era, quando encontraram o equipamento voador não tripulado e acionaram a polícia.

"Como desta vez aconteceu durante a luz do dia, imediatamente as pessoas tiveram acesso ao local e viram que era um equipamento não tripulado. A empresa responsável entrou em contato com a comunidade e explicou que já estava monitorando o pouso. Diante das últimas ocorrências decidimos ir até o local e apreender o balão",
explicou.

O balão integra o projeto Loon da X, empresa da holding Alphabet (também proprietária do Google). O projeto Loon é uma tecnologia experimental de acesso à internet por meio de balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior à das redes 3G atuais.

A X foi procurada pela reportagem e disse, por meio de nota, que após uma rotina de pesquisa e testes de voo, coordenaram com o controle de tráfego aéreo local o gerenciamento da descida segura e lenta do balão em uma área rural fora de Teresina.

"Uma equipe de resgate treinada já está a caminho para trazer o balão de volta para nossos laboratórios na Califórnia, onde nossos engenheiros poderão pesquisar mais sobre o seu voo. Agradecemos a hospitalidade e o apoio da comunidade local",
informou a nota enviada pela X.

Imagem: Divulgação/Polícia Civil do Piauí Polícia Civil apreendeu o equipamento.(Imagem:Divulgação/Polícia Civil do Piauí) Polícia Civil apreendeu o equipamento.

Conforme o delegado, funcionários do grupo recolheram o balão da delegacia após a empresa enviar uma comprovação de propriedade do equipamento. Ele destacou que a queda não provocou danos ou lesões a nenhuma pessoa, por isso não houve nenhum crime e não tinha motivos para a polícia ficar com o aparelho.

Contudo, a Anchieta Nery frisou que a queda do balão poderia ter gerado consequências se tivesse caído no telhado de uma casa ou escola. Como é o terceiro caso só este ano, o delegado vai apurar a responsabilidade da empresa.

"Porque é o terceiro caso e a empresa alega que o pouso foi monitorado, no entanto, caiu fora da área programada deles. Vou entrar em contato com o grupo para eles apresentarem uma documentação sobre a segurança do equipamento para a população não ficar com medo",
explicou.

Outros casos
Em abril, a queda de um outro balão do mesmo projeto assustou moradores da zona rural de São João da Serra, Norte do Piauí. Segundo a polícia, o equipamento sobrevoava a cidade, quando bateu em um morro e caiu.

No dia 17 de fevereiro, um outro balão semelhante caiu na zona rural de Buriti dos Montes, que fica na mesma região de São João da Serra. Segundo Etevaldo Alves, na época a empresa apenas recolheu o equipamento no dia seguinte e falou que se tratou de um pouso e não queda.

Projeto Loon no Piauí

Os primeiros testes no país aconteceram no dia 28 de maio de 2014 em Campo Maior, Norte do Piauí, onde foram lançados dois balões. Um dos balões deu acesso LTE (Long Term Evolution, que significa "Evolução a Longo Prazo") à internet para a Escola Linoca Gayoso Castelo Branco, zona rural da cidade. Durante uma hora, os alunos da unidade tiveram pela primeira vez aula conectados à rede.

As pessoas se conectam à rede de balões por meio de uma antena especial de internet instalada em suas casa, que é capaz de enviar e receber sinais dos balões que sobrevoam a área.

Os balões do projeto Loon têm um diâmetro de 15 metros. Eles são feitos de um plástico muito fino com três milímetros de espessura e são de material biodegradável. Acompanham um painel solar que fornece energia para os sistemas eletrônicos, uma caixa no qual inclui rádios, antenas, um computador de voo e um sistema de controle de altitude.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: empresa, projeto, loon