Servidores do INSS deflagram greve por tempo indeterminado no Piauí

07/07/2015 11h04


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarSuperintendente do órgão no PI promete garantir 30 % do atendimento.(Imagem:G1 PI)Superintendente do órgão no PI promete garantir 30 % do atendimento.

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deflagraram greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (7). O movimento grevista ocorre em nível nacional. Os profissionais cobram melhores salários, reposição salarial de acordo com a inflação, incorporação de gratificações, contratação de mais profissionais e outros reivindicações.

De acordo com o superintendente do INSS no Piauí, Carlos Augusto Viana, o órgão vai tentar garantir os direitos dos trabalhadores prestando o atendimento mínimo exigido pela lei. Por dia, as agências do INSS atendem uma média de 3.500 pessoas por dia no estado do Piauí.

"Como hoje é o primeiro dia, a gente ainda vai ver o comportamento do movimento grevista para a gente poder tomar algumas medidas e garantir o atendimento daqueles que nos procuraram todos os dias",
falou o superintende.

Segundo ele, alguns serviços prestados aos cidadãos nas agências da capital e do interior não irão parar com o início do movimento, já que a lei exige que pelo menos 30% dos serviços sejam garantidos. A expectativa é de que as pessoas que fizeram agendamentos para perícias tenham o serviço garantido.

"Nesse momento os peritos médicos não estão falando em greve. Então eles estarão atendendo e alguns funcionários para garantir esses 30% que a lei manda vão dar assessoria aos peritos para que possam atender as pessoas que já estão agendadas para fazer as perícias médicas", disse.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Piauí (Sintsprev-PI), Antônio Machado, afirma que a expectativa é que todas as agências do estado paralisem suas atividades.

"Muitas agências irão parar o atendimento ao público a partir do dia 7 e contamos com a adesão gradativa de outras cidades, para que todas as agências entrem em greve total ou parcialmente",
disse Machado.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: agências, greve, inss