Segunda etapa da vacinação contra aftosa acontece em novembro

24/10/2014 14h36


Fonte Governo do Piauí

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) realizará a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa a partir do dia 1º de novembro, devendo prosseguir até o dia 15 de dezembro. O órgão uniformizou, desde o início do ano, as datas para a execução da vacinação para contemplar um maior número de criadores, além de levar em conta a regularidade das precipitações pluviométricas. O calendário estadual está de acordo com as demais unidades da federação.

“Depois de receber o título internacional de área livre da febre aftosa, o Piauí passou a ser um dos estados brasileiros com maior procura para venda de carne bovina, devido a excelente qualidade na criação do gado. Daí a intensificação do nosso trabalho de divulgação da importância da vacinação dos animais para que possamos melhorar cada vez mais as condições sanitárias do gado local”,
ressalta José Antônio Filho, diretor-geral da Adapi.

Através de portaria, o órgão também regulamentou o trânsito inter e intraestadual de acordo com o novo calendário de vacinação. Para o trânsito interestadual é obrigatória a vacinação contra a febre aftosa de bovídeos (bovinos e bubalinos), respeitando as exigências legais.

Atualmente, a Agência de Defesa Agropecuária está presente em 200 municípios piauienses. A Adapi atua na erradicação de doenças dos animais e pragas vegetais, objetivando a obtenção de áreas livres, como o status de estado livre de febre aftosa com vacinação e o reconhecimento internacional, na área animal, e área livre de Sigatoka Negra e Moko da bananeira, na área vegetal.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook