Secretário determina investigação de óbitos na Maternidade Evangelina Rosa e cria comissão

12/05/2018 08h14


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarSecretário Estadual de Saúde, Florentino Neto.(Imagem:Cidadeverde.com)Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto.

O Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, determinou uma investigação nos casos de óbitos registrados na Maternidade Dona Evangelina Rosa. Segundo ele, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo hospital, o ano de 2018 apresenta uma redução nos óbitos com 42,4 mortes a cada mil nascidos vivos, enquanto em 2017 o número até o momento era de 48,1 mortes.

"Já existe uma decisão da Secretaria de investigar cada óbito que ocorre dentro da maternidade e a promotora foi justa ao reconhecer que parte dos problemas que estão na Evangelina Rosa nem são causados lá. Eles vêm para a maternidade que realiza esse atendimento de alto risco no Piauí",
garante o gestor. "Nós reconhecemos a importância do trabalho do Ministério Público na Saúde como fundamental. As recomendações nos auxiliam a prestar um serviço melhor", avalia Florentino.

O Cidadeverde.com teve acesso ao gráfico do Ministério Público que revela a escalada da taxa de mortalidade infantil na Maternidade Evangelina Rosa nos últimos 10 anos. O órgão elabora uma Ação Civil Pública para cobrar intervenções no hospital.

Em entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (11) Florentino anunciou também a criação de uma comissão que reunirá profissionais da maternidade, da Secretaria Estadual de Saúde, das coordenações de Neonatologia e Obstetrícia e do Conselho Regional de Medicina para avaliação permanente da gestão.

"Queremos prestar o melhor serviço. Conversei essa semana com diretor da maternidade e estive conversando com os coordenadores dos setores e acredito que com esse diálogo permanente poderemos implementar melhorias",
pontuou o gestor.

Compra de insumos

O secretário informou que adiantou uma compra de insumos e medicamentos para uso nos próximos seis meses, e que essa compra ficará centralizada a partir de agora na própria Secretaria de Saúde. A pasta ainda estuda a possibilidade de um sistema que terceirize a nutrição e a lavanderia da maternidade, baseado no exemplo de hospitais como o Lucídio Portela.

"Eu acredito que os funcionários da Evangelina Rosa tem um grande compromisso com a sociedade piauiense. E eles podendo ser mais chamados para a gestão, com certeza vamos melhorar ainda mais as condições da maternidade",
enfatizou.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews