Quatro são presos, entre eles um juiz, suspeitos de fraude e corrupção no PI

26/03/2015 09h15


Fonte G1 PI

Uma operação do Ministério Público Estadual do Piauí foi deflagrada nas primeiras horas desta quinta-feira (26) na cidade de Corrente, a 818 km de Teresina, Sul do estado. Dos sete mandados de prisão, quatro já foram cumpridos, um deles contra um juiz leigo (não é magistrado, mas tem funções de auxiliar de justiça) que atuava no Juizado Especial.

De acordo com o MP, a operação visa desmontar esquema criminoso que se organizou com o intuito de cometer crimes contra a administração pública, estelionato, fraude processual e tergiversação. Juntos os criminosos conseguiram lucrar de forma ilícita mais de R$ 1 milhão somente no ano passado.

A organização criminosa atuava prometendo cancelar empréstimos de aposentados, ingressando com ações no Juizado Especial Cível da Comarca de Corrente, enganando as vítimas e instituições financeiras. As investigações também apontaram que o grupo criminoso atuava há mais de cinco anos em todo o extremo sul piauiense, contando, inclusive, com a participação de funcionário público do Poder Judiciário.

Além das prisões, os policiais devem cumprir ainda 11 mandados de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas.

"Todos são suspeitos de fraudes contra instituições bancárias através da realização de empréstimos irregulares",
disse Fábio Abreu, secretário de segurança do estado.

O Poder Judiciário determinou o bloqueio de bens e contas e quebra de sigilo bancário e fiscal de todos os envolvidos. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí já abriu investigação administrativa contra alguns dos advogados envolvidos.

As investigações foram iniciadas há um ano e três meses, pela 1ª Promotoria de Justiça de Corrente-PI, em parceria com o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Piauí. Os presos serão conduzidos para o Quartel da Polícia Militar de Corrente e para a cidade de Bom Jesus.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: piauí, estado, corrente