Quase 50% da água tratada no PI é perdida antes de chegar às torneiras

28/05/2016 10h20


Fonte G1 PI

Em tempos de preocupação com a escassez de água no mundo inteiro, o Piauí parece estar na contramão da realidade. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil com os dados mais recentes do Ministério das Cidades, o estado desperdiça 49,34% de toda a água tratada antes mesmo que ela chegue às torneiras da população. É o nono estado da federação com o maior percentual de perda.

Em Teresina, o índice de desperdício, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades, ultrapassa a metade, chegando a 53,9%. O percentual está bem acima da média nacional, que é de 36,7%. Os números podem ser justificados pelos diversos vazamentos constantemente registrados na capital e pela tubulação antiga e deteriorada.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDesperdício de água, cano estourado em Teresina.(Imagem:Reprodução)Desperdício de água, cano estourado em Teresina.

Os problemas colocam Teresina como a quinta capital nordestina que mais desperdiça água, ficando atrás apenas de São Luis, Aracaju, Maceió e Natal, respectivamente.

De acordo com a Agespisa, que trabalha com o índice de 52% de perdas na capital, o número realmente é alarmante e a empresa tem procurado diminuí-lo com a substituição de parte das redes antigas.

A empresa informou que durante 50 anos os 400 km de rede em Teresina nunca haviam passado por nenhum tipo de substituição e que somente entre 2008 e 2012 um investimento no valor de R$ 22,3 milhões do governo federal viabilizou a substituição de quase metade da tubulação. A Agespisa informou ainda que o índice de perdas de água já foi de 60% e registrou redução a partir da obra.

Ainda conforme a empresa, somente outro investimento semelhante poderia garantir que os índices sejam reduzidos ainda mais. Apesar da realidade, o Piauí não é único com altos índices de perdas de água no país. Nem mesmo os estados com as distribuidoras mais eficientes conseguem se livrar do problema. Nenhum estado da federação possui índice menor que 20%.

Vazamentos

Na semana passada, um grande vazamento no cruzamento das avenidas Gil Martins e Barão de Castelo Branco, na Zona Sul, deixou o local totalmente inundado e o fornecimento chegou a ser suspenso em alguns bairros da região. Na ocasião, a Agespisa disse que o problema foi causado durante a recuperação do registro na rede que abastece a área.

Também na semana passada, o rompimento de um cano deixou um trecho da avenida Henry Wall de Carvalho alagado e o trânsito no local precisou ser interditado no local. Segundo moradores, o jato de água chegava a dois metros de altura e o abastecimento na região do bairro Angelim foi suspenso por conta do vazamento.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews