Programa no PI já recolheu mais de 480 mil litros de óleo de cozinha usado

21/07/2016 13h08


Fonte G1 PI

Muitas pessoas não sabem o que fazer com aquele óleo de cozinha usado em casa e nem imaginam como os estabelecimentos descartam esse óleo. Um modo comum e inadequado de fazer esse descarte é jogando o óleo pelo ralo da pia, o que causa um grande impacto ambiental. Preocupada com esse hábito, a Agespisa criou em 2008 um programa que já recolheu cerca de 480 mil litros de óleo de cozinha.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPrograma no PI já recolheu mais de 480 mil litros de óleo de cozinha usado.(Imagem:Divulgação)

O "Programa Não Jogue Óleo no Ralo" tem como intuito evitar o descarte de óleo pelo ralo, impedindo assim contaminação de rios, rede de esgoto e até do solo. O programa troca litros de óleos de cozinha usados por descontos na conta de água. Atualmente, mais de 500 estabelecimentos e clientes domésticos estão cadastrados no programa.

O especialista em estudo da água Jeremia Pereira aponta os impactos que o descarte do óleo de cozinha usado pelo ralo pode causar. "O primeiro impacto que a dona de casa vai ter é o entupimento da rede de esgoto. Nos rios, esse óleo impede de que aconteça a mistura da água com o ar atmosférico, e assim diminua a quantidade de oxigênio da água. Quando jogado no solo, esse óleo impermeabiliza o solo e prejudica a absorção da água pelo solo", explica.

A Agespisa disponibiliza três postos para coleta do óleo.
Parque Piauí - BR 316
Itararé - Avenida José Francisco Almeida Neto, 3707
Shopping da Cidade - Praça da Bandeira/Centro

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: cozinha, descarte, óleo