Professores da rede estadual iniciam greve na próxima sexta (23)

20/02/2018 14h33


Fonte Cidadeverde.com

O primeiro dia do ano letivo 2018 na rede estadual de Ensino foi marcado por uma assembleia geral em que os professores decidiram pela greve. O movimento grevista está marcado para começar na próxima sexta-feira (23).

O Governo do Estado deverá ser comunicado hoje dessa decisão, pois a lei exige o prazo de pelo menos 72 horas de antecedência antes do início da paralisação por tempo indeterminado.

Na pauta de reivindicações, os professores cobram o reajuste linear para todas as categorias, incluindo os aposentados.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte-PI), a professora Paulina Almeida, ressaltou que o “motivo da greve é o não cumprimento do governo do Estado para com a pauta da classe trabalhadora na campanha salarial”.

“O não pagamento do reajuste de 6.81% para todos os profissionais da educação pública, e também não pagou o reajuste 3.15% aos funcionários de escola, que é um reajuste de 2017”, explicou a professora.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que aguarda ser notificada oficialmente pelo sindicato sobre a decisão da greve. Entretanto, a Seduc afirma o compromisso do Estado em garantir a manutenção do pagamento do piso nacional dos professores da rede pública e que o Piauí já paga o valor de R$2.836,93, que está acima do piso estipulado pelo Ministério da Educação para o ano de 2018, que é de R$2.455,35. A proposta de reajuste feita pelo Governo do Piauí ao Sinte-PI leva em consideração a atual situação financeira do Estado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: greve, professores, reajuste