PRF inicia Operação Corpus Christi com reforço nas BRs do Piauí

25/05/2016 00h42


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/PRFTrabalho de recolhimento de animais já começou na BR-404, que liga a Pedro II.(Imagem:Divulgação/PRF)Trabalho de recolhimento de animais já começou na BR-404, que liga a Pedro II.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quarta-feira (24) a Operação Corpus Christi que segue até meia-noite de domingo (29). No Piauí, a PRF anunciou reforço no policiamento das BRs, principalmente nas rodovias que ligam Teresina ao litoral e a cidade de Pedro II, onde ocorre um festival musical durante o feriadão.

Nesta terça-feira foi iniciado o trabalho de apreensão de animais na BR-404, que liga as cidade de Piripiri a Pedro II. O Festival de Inverno ocorre entre os dias 26 e 29 de maio tem confirmados nomes como Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, que sobem juntos para cantar em dueto, Gal Costa e a banda carioca Paralamas do Sucesso.

Segundo a PRF, a BR-404 deve ser percorrida com especial atenção pelos condutores, uma vez que possui apenas uma faixa para cada sentido, bem como vários trechos com curvas, aclives e declives. Além disso, receberá fluxo intenso, especialmente à noite, em razão das atrações previstas no planejamento do evento que foi publicado.

As infrações que receberão especial atenção na fiscalização são ultrapassagens, excesso de velocidade, uso de capacete e condução de veículo sob efeito de álcool.

A PRF coloca à disposição da sociedade todo seu aparato, com 310 policiais, 40 viaturas, 10 etilômetros e 5 radares, além de grupamentos táticos de combate ao crime. Quem desejar fazer denúncias, deve ligar 191 e uma Central receberá a informação para repasse à equipe mais próxima ao local apontado.

Orientações da PRF

Velocidade

O condutor deve respeitar os limites de velocidade estabelecidos para a via e obedecer as placas de sinalização; onde não existir sinalização ou onde esta estiver prejudicada, deve manter velocidade compatível com as condições da via. Quanto maior a velocidade, maior é o risco e mais graves serão os acidentes.

Ultrapassagem
Ultrapassar sempre pela esquerda e apenas em trechos permitidos. Antes de iniciar uma ultrapassagem, certificar-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário. Se outro veículo o estiver ultrapassando ou tiver sinalizado seu desejo de fazê-lo, dar a preferência. Aguardar a vez. Sinalizar toda a manobra com antecedência e não realizar ultrapassagens em trechos de faixa contínua, subidas, descidas, pontes e acostamentos.

Atenção redobrada ao ultrapassar ônibus e caminhões. Por se tratar de veículos grandes e pesados, é preciso se certificar que há espaço suficiente para realizar uma ultrapassagem segura. Ao ser ultrapassado, não acelerar, não mudar a trajetória do veículo e manter distância segura do veículo à frente.

Álcool e outras drogas
Não há viagem para quem bebe ou usa drogas e dirige. Além de ser crime, os riscos para acidentes aumentam consideravelmente. Conduzir um veículo nas estradas é uma tarefa complexa que exige decisões rápidas, seguras e responsáveis. Álcool e drogas diminuem o reflexo, provocam sonolência, perturbação na visão e nos sentidos. Se for dirigir, não beba e nem utilize qualquer substância entorpecente.

Motocicletas
Usar sempre capacete.

Manter distância das laterais traseiras dos veículos, eliminando assim o chamado “ponto cego”.
Antes de trocar de faixa de rolamento ou ao aproximar-se de um cruzamento, usar os retrovisores e observar atentamente o local;

Não trafegar próximo a caminhões. O deslocamento de ar produzido por esses veículos pode desestabilizar a motocicleta. Não circular com o farol apagado, pois dificulta a visualização da motocicleta pelos veículos que estão em sentido contrário.