Prefeituras do Piauí têm até hoje para solicitar vistoria para o Garantia Safra

29/04/2016 08h06


Fonte G1 PI

As prefeituras dos municípios piauienses que demonstraram interesse em receber os recursos do Garantia Safra têm até a meia-noite desta sexta-feira (29) para solicitar a verificação das perdas na colheita 2015/2016. A vistoria é necessária para que os agricultores que tiveram perdas de até 50% na plantação possam receber o benefício do governo federal.

No início do ano, 196 prefeituras aderiram ao programa e mais da metade já realizou a solicitação da vistoria. A partir do pedido feito pelos gestores municipais, técnicos irão até as cidades fazer visitas nas plantações e verificar se realmente houve as perdas. A solicitação é feita através de um sistema informatizado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

De acordo com o coordenador do Garantia Safra no Piauí, Matias Ribeiro, após a vistoria os dados são comparados com outros indicadores de perda. Se constatados os prejuízos, os pagamentos dos benefícios devem começar a partir do mês de setembro, quando é concluído todo o processo de verificação das perdas.

"Hoje encerra somente o prazo para a solicitação das vistorias, mas os laudos começam a ser realizados só em maio. Como os resultados dos outros indicadores, como os do IBGE, por exemplo, só saem lá para agosto, então os pagamentos só começam em setembro",
explicou o coordenador.

O benefício do Garantia Safra será pago em cinco parcelas de R$ 170. Para que os pagamentos possam ser realizados é exigida uma contrapartida dos próprios agricultores, das prefeituras e do governo estado. Se algum dos envolvidos não entrar com a contrapartida, os pagamentos aos trabalhadores rurais podem ficar comprometidos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook