PM prende homem com 28 pássaros silvestres na zona rural de Teresina

07/02/2016 08h13


Fonte G1 PI

O Batalhão de Polícia Ambiental apreendeu 28 pássaros silvestres em uma casa na zona rural de Teresina neste sábado (6). Segundo informações do subtenente Jean Desse, do BPA, os policias chegaram a uma casa no Povoado Pau de Cinza após uma denúncia. O dono dos animais foi detido e levado para Central Flagrantes da capital.

“A gente chegou até a residência e comunicou ao dono do local que ele estava detido e que os pássaros seriam apreendidos. Ele vai responder por crime ambiental e deve pagar multa que vai ser arbitrada pela Justiça”,
afirmou Jean.

Imagem: Divulgação/PMApreensão de 28 pássaros foi realizada na zona rural de Teresina.(Imagem:Divulgação/PM)Apreensão de 28 pássaros foi realizada na zona rural de Teresina.

Foram apreendidos 21 bigodes, um xexeu, um pêga, um vivin, um galo de campina e ainda outras espécies, todas silvestres e de criação doméstica proibida por lei. Os animais foram recolhidos pela Polícia Ambiental e levados para o Parque Zoobotânico, onde serão avaliados por biólogos.

“Essas aves vão passar por uma triagem em que aquelas com condições de voltar para a natureza, serão soltos. Os outros pássaros, aqueles mais mansos, que não sabem mais viver soltos, serão mantidos em cativeiro no próprio parque”,
contou o subtenente Jean Desse.

A criação de pássaros em gaiolas é uma tradição antiga no Piauí, mas é necessário licença do Ibama para essa criação. "As pessoas tem que entender que é ilegal a criação sem autorização. Denúncias de crime ambiental podem ser feitas através do telefone do BPA: 3225-2748", finalizou Desse.

Segunda apreensão

Essa é a segunda apreensão de pássaros silvestres em menos de uma semana em Teresina. No dia 4, foram resgatados 76 animais na casa de um homem no bairro Mocambinho, Zona Norte. O suspeito foi detido e multado em R$ 26 mil.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: animais, detido, silvestres