Piauienses votam para escolher mais de 1.000 conselheiros tutelares neste domingo

04/10/2015 11h42


Fonte Cidadeverde.com

Em todo o Brasil, milhares de candidatos disputam neste domingo (4) a eleição para conselheiro tutelar de seu município. Pela primeira vez, a eleição acontecerá no mesmo dia em todo o país. No Piauí, serão 1.135 novos conselheiros, escolhidos em votação secreta pela população, para atuarem na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Imagem: DiulgaçãoClique para ampliarUrna eletronica(Imagem:Diulgação)

A votação acontece de 8h às 17h em diversos locais de Teresina. Para votar, é preciso apresentar a carteira de identidade e título de eleitor.

Vale ressaltar que os locais dessa votação não são os mesmos das eleições gerais, organizadas pela Justiça Eleitoral. Serão usadas 126 urnas eletrônicas, mas em alguns pontos será utilizada a cédula de papel.

Em Teresina, são 20 vagas a serem preenchidas, cinco em cada conselho tutelar da capital. Também serão definidos 20 suplentes. O mandato será de quatro anos. O trabalho é de dedicação exclusiva, com salário de R$ 1.972,05. A posse dos eleitos está marcada para 10 de janeiro de 2016.

Para disputar a eleição na capital, os candidatos precisaram provar residência no município nos últimos dois anos, ter mais de 21 anos, ensino médio completo, experiência na defesa dos direitos da criança e do adolescente, entre outros requisitos legais.

Antes da eleição, os candidatos tiveram de passar por um seminário preparatório sobre legislação e atuação dos conselheiros tutelares, sendo submetidos a prova escrita e entrevista. Esses testes servem como primeiro critério em caso de empate na eleição.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook