Piauí mantém redução nos casos de dengue

27/04/2016 14h00


Fonte Ascom Sesapi

O Piauí notificou 1.943 casos suspeitos de dengue, uma redução de 55,9% em relação ao mesmo período do ano passado, em que registrou 4.406 casos. Os dados são da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Estado da Saúde.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPiauí mantém redução nos casos de dengue.(Imagem:Divulgação)

De acordo com o boletim, em 2016, a notificação dos casos foi realizada por 124 municípios piauienses, o que aponta uma redução em mais de 14%, também em relação ao ano passado.

Apesar da significativa redução dos casos notificados, Estado, municípios e a sociedade em devem continuar em alerta para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Entretanto as notificações para os casos suspeitos de zika vírus e chikungunya aumentaram significativamente: 76 e 135 casos, respectivamente. Portanto, a Secretaria de Estado da Saúde reforça as orientações sobre as medidas como: verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas que auxiliam no controle da doença.

Microcefalia

A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 157 casos suspeitos de microcefalia associados a processo infeccioso. Destes, vinte e dois estão em investigação, 74 já foram confirmados e 61 descartados.

Tópicos: casos, estado, dengue