Piauí espera vacinar mais de 700 mil pessoas contra a gripe

22/04/2014 08h41


Fonte G1 PI

A campanha nacional de vacinação contra a gripe 2014 começa nesta terça-feira (22) e vai até o dia 9 de maio. No Piauí, a intenção da Secretaria de Estado da saúde (Sesapi) é vacinar cerca de 700 mil pessoas, das quais 175 mil apenas em Teresina.

A Coordenadora Estadual de Imunização da Sesapi, Doralice Lopes, explicou que, além da vacina, a população deve se ater a alguns cuidados básicos que podem evitar a gripe, seja nas localidades da zona urbana ou na zona rural.

“Já estamos mobilizando os gestores municipais para dividir o público alvo nos seus postos de saúde, porém, é preciso atenção no nosso cotidiano, como cuidado na hora de tossir, higiene com as mãos, usar lenços descartáveis caso esteja gripado e outros tipos de cuidados que nos protegem naturalmente desta doença”, alertou a coordenadora.

Segundo Doralice Lopes, ao todo, cinco grupos foram selecionados pelo Ministério da Saúde para terem prioridade no decorrer da campanha. São eles crianças, idosos, mulheres grávidas, pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão e obesidade mórbida, e trabalhadores em Saúde.

“Fora idosos e crianças, o restante dos grupos terão que comparecer com algum tipo de documentação que comprovem o seu atual estado de saúde, para assim, não distribuirmos vacinas para pessoas que não necessitem ser imunizados”, explicou Doralice Lopes.

Em Teresina a meta é pouco mais de 175 mil pessoas, entre crianças, idosos, gestantes, pessoas com comorbidade e outros estabelecidos como prioridades. Na capital, serão 104 postos de vacinação, em Unidades Básicas de Saúde e salas de vacinas dos hospitais do município.

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.



Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: saúde, gripe, idosos