Piauí é o Estado que mais reduziu desigualdades, aponta pesquisa

03/05/2016 13h25


Fonte Cidadeverde.com

Na manhã desta terça-feira (03), estão reunidos com governador Wellington Dias todos os secretários de governo para discutir os desafios para o desenvolvimento do Piauí, em que está sendo apresentado um balanço da evolução e dos problemas enfrentados pelo Estado nos últimos 15 anos. De acordo com dados do doutor em economia Ricardo Paes de Barros, o Piauí foi o estado que mais reduziu a pobreza nos últimos anos, mas ainda não incluiu 300 mil pessoas na inclusão produtiva do estado.

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarPiauí é o Estado que mais reduziu desigualdades, aponta pesquisa.(Imagem:Cidadeverde.com)

Hoje está sendo apresentado o estudo de desenvolvimento social de Paes de Barros, ex-assessor do Conselho de Desenvolvimento Social da Presidência no governo Lula.

O pesquisador diz que o Piauí foi o estado que mais reduziu a desigualdade social de 2004 a 2011. Além disso, cresceu 6,7% na inclusão, com número recorde. No período mencionado, Paes de Barros disse que o IDH do Piauí que era de 0,400 passou a 0,500. A meta é chegar a 2022 com IDH de 0,800, considerado um índice de nação com riqueza.

Ele utilizou a Meta do Milênio como base para as pesquisas e comparou o estado com com a China quanto à inclusão produtiva.

No próximo mês será apresentado o estudo do doutor Marcio Pochmann da Universidade de Campinas (Unicamp-SP), ex-diretor do IPEA, que vai apresentar o relatório sobre desenvolvimento econômico.

O presidente da Cepro, Antonio José Medeiros, explica que o objetivo é aperfeiçoar a gestão e que para isso o governo contratou especialistas na área do desenvolvimento social e econômico que estão elaborando um estudo sobre as perspectivas para o Estado com base na análise de aspectos de anos anteriores.

Antonio José Medeiros explica que cada um deles trabalha com equipe de alto nível para produzir informações que venham a beneficiar o Piauí e que o objetivo é todo mês haver uma reunião técnica para apresentar a tecnologia formata pela equipe à Cepro para que o órgão possa dar continuidade quanto à atualização de dados ao trabalho.

Desafio é aumentar IDH

Ele destaca ainda que um dos principais desafios para o desenvolvimento social do Piauí é aumentar o índice de desenvolvimento humano de alguns municípios com IDH muito baixo, a exemplo de São Miguel da Baixa Grande, Caxingó e Caraúbas.

“Não é aumentar um índice por um índice, a gente tem o grande objetivo de melhorar o desenvolvimento humano que o governador Wellington Dias já vem desde o seu primeiro mandato trabalhando para isso. Temos a ideia de que não é necessário só o crescimento econômico, que precisa ter distribuição de renda e hoje com sustentabilidade, porque ninguém pode ignorar essa dimensão cada vez mais urgente e vamos fazer isso acompanhando ano a ano para ver quais municípios são mais vulneráveis”,
afirmou Antonio José.

Outro desafio tratado pelo presidente da Cepro é o aumento da renda. De acordo com ele, não é possível o Piauí manter sua receita baseado apenas em sua transferência de recursos do governo federal e aumentar a produtividade com investimentos em agricultura e agroindústria. Além disso, ele disse que os índices de educação e saúde também precisam melhorar no Estado tudo isso mais desenvolvimento social.

Alerta

Na apresentação dos dados, o pesquisador Ricardo Paes de Barros fez um alerta: nos últimos três anos, houve uma queda no nível da inclusão produtiva do estado. Ele disse que o Piauí não conseguiu ainda garantir que essa inclusão produtiva abrangesse a população que está entre os 10% mais pobres do estado, correspondendo a cerca de 300 mil habitantes. Segundo ele, desse total de 300 mil, os 9% mais pobres vivem com subsídio de programas federais.