Piauí cria a primeira Academia de Literatura de Cordel do Brasil

17/12/2014 10h06


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarObjetivo é propagar trabalhos e promover integração entre poetas.(Imagem:G1 PI)Objetivo é propagar trabalhos e promover integração entre poetas.

O Piauí é o primeiro estado do Brasil a contar com uma Academia de Literatura de Cordel. A entidade foi fundada por iniciativa de 35 poetas piauienses. Considerado uma das referências no segmento cordelista no país, a partir de agora o estado passa a contar com uma entidade que representará a classe e que pretende estimular a atividade, organizar publicações e destacar os maiores poetas.

“O Piauí tem essa grandeza e essa magnitude de criar e manter. Somos o estado mais organizado quando se fala em termos de cordel e do repente”,
disse o cordelista Pedro Costa, um dos criadores da Academia.

Segundo os fundadores, o cordel rompeu fronteiras e atualmente possui significado importante até mesmo no contexto social. Para o cordelista Francisco Almeida, a poesia popular está cada vez mais abrangente. “Ele está na reclamação social, na justiça, em tudo. Tem até juiz que já fez sentença em cordel”, disse Almeida.

Pelos cálculos da nova entidade, somente nos últimos 20 anos pelo menos 150 poetas piauienses passaram a publicar em cordel. “O cordel não tem idade, a poesia não tem idade. Você busca inspiração e pode fazer o seu trabalho. Pode escrever de várias formas e pode expressar o seu conhecimento na literatura de cordel”, explicou Jotão Araújo, que também é um dos líderes da Academia. Um dos objetivos da entidade é propagar o trabalho dos poetas do estado e promover a integração eles.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: academia, cordel, poetas