Parte das 16 toneladas de maconha encontrada em fazenda é incinerada

29/07/2015 08h20


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Polícia CivilParte da maconha apreendida foi incinerada em Miguel Leão.(Imagem:Divulgação/Polícia Civil)Parte da maconha apreendida foi incinerada em Miguel Leão.

Metade das 16 toneladas de maconha encontrada dentro de fazenda em Miguel Leão, Sul do Piauí, foi incinerada na manhã desta terça-feira (28) e outra parte encaminhada para Teresina. De acordo com o delegado Mateus Zanatta, da Delegacia de Entorpecentes, um inquérito foi aberto para investigar a quadrilha interestadual.

"De toda maconha apreendida, cinco toneladas estavam próprias para o consumo e cerca de 50 mil pés da planta foram arrancados. Acreditamos que a droga seguiria para Pernambuco e pela quantidade de barracas montadas na fazenda o grupo era formado por umas 15 pessoas",
contou.

Imagem: Divulgação/Polícia CivilClique para ampliarAo todo 16 toneladas de droga foram apreendidas em fazenda.(Imagem:Divulgação/Polícia Civil)

Zanatta acrescentou que a outra parte da droga apreendida será incinerada nesta tarde em Teresina. Ele declarou ter ficado surpreso com o sistema de irrigação e técnica de plantio utilizados pela quadrilha.

"Para irrigar os 20 hectares de plantação de maconha, eles usavam um sistema de elevação de gravidade, que retira a água dos tanques direto para as plantas. Além disso, os traficantes faziam uma técnica de correção do solo e já estavam produzindo sementes, ao invés de comprar", disse.

Imagem: Divulgação/Polícia CivilClique para ampliarQuadrilha contava com sistema de irrigação especializado.(Imagem:Divulgação/Polícia Civil)

O delegado não soube informar quanto tempo o grupo atuava no Piauí e que somente um levantamento na região poderá dar mais pistas sobre a quadrilha. "Tenho alguns nomes dos possíveis integrantes, mas vamos aguardar a investigação até para saber quem é o atual proprietário da fazenda e da sua participação", comentou.

O homem preso em flagrante dentro da fazenda foi encaminhado nesta terça-feira para o presídio, após prestar depoimento. Ele alegou ser de São Paulo e trabalhava como caseiro na propriedade.

Para a polícia, esta foi a maior apreensão de droga realizada na região Nordeste este ano.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: maconha, droga, quadrilha