Pacientes sofrem sem remédios na Farmácia dos Excepcionais no Piauí

27/02/2015 09h30


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarSituação prejudica tratamento e aumenta preocupação das famílias.(Imagem:G1 PI)Situação prejudica tratamento e aumenta preocupação das famílias.

Quem precisa de remédios especiais em Teresina sofre em dobro. Além de enfrentar os sintomas da doença, o paciente encara a falta dos produtos distribuídos pela Farmácia de Medicamentos Excepcionais. Ao todo, 26 remédios não estão sendo fornecidos, entre eles alguns considerados essenciais para o tratamento dos diabéticos.

Enquanto os medicamentos seguem em falta, a preocupação de quem necessita deles só aumenta. A professora Samara Melão tem os dois filhos diabéticos e nas últimas semanas a falta dos medicamentos que os meninos precisam tomar diariamente tem tirado o sossego da família.

"No dia 22 de janeiro eu fui até a farmácia receber as insulinas do Rodrigo e disseram que não tinha, que era para eu ligar na semana seguinte. Toda semana eu ligo e dizem que não tem",
falou. Para piorar, o outro tipo de insulina usada pelo outro filho ela afirma que não encontra nenhuma dose há mais de quatro meses.

Outra que enfrenta a mesma dificuldade é a auxiliar administrativo Ivanira Guilhermino. O filho dela precisa tomar uma injeção que estimula o desenvolvimento ósseo do garoto de 8 anos, mas com a falta do hormônio o tratamento da criança já está prejudicado. "Eu ligo e pergunto se tem o remédio e eles dizem que não. Pergunto qual a previsão de chegada e eles não falam nada", contou.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) informou apenas que o responsável pela farmácia está viajando.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui