No Piauí, pouco mais da metade dos empreendimentos tem CNPJ

12/11/2018 13h06


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliarNo Piauí, pouco mais da metade dos empreendimentos tem CNPJ.(Imagem:CidadeVerde.com)

No Piauí, 54,7% dos empreendimentos possuíam registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) em 2017. O percentual é muito inferior à média nacional, que é 80%. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2012-2017, divulgada pelo IBGE, na semana passada.

Ter registro no CNPJ significa estar formalizado legalmente junto à Secretaria da Receita Federal. O estado de Santa Catarina possuía o índice mais elevado de registro, com 89,5%, enquanto o Pará tinha o menor índice, 47,8%.

O percentual piauiense de registros no CNPJ é ainda menor no diz respeito aos que declararam trabalhar "por conta própria": apenas 8,2%. A média nacional também cai muito nessa questão. Somente 18,5% trabalhadores dessa categoria possuem o cadastro.

O estado de São Paulo foi o que teve maior índice, com 29,4%, enquanto o estado do Maranhão teve o menor índice, 4,9%.

Com relação ao local em que as pessoas exercem suas atividades de trabalho, um fato chama bastante a atenção que é o de que no Piauí cerca de 25,9% das pessoas trabalham em fazendas, sítios, granjas, chácaras, enquanto que a média registrada no Brasil ficou em 11,1%.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, nacional, registro