Mutirão emite documentos gratuitos para trabalhadoras rurais no Piauí

26/11/2014 10h33


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarLeila Cristiane Vieira, coordenadora do Instituto de Identificação do Piauí.(Imagem:G1 PI)Leila Cristiane Vieira, coordenadora do Instituto de Identificação do Piauí.

O Piauí recebe até o final do ano um mutirão para emissão de documentos às trabalhadoras rurais. O mutirão é uma oportunidade para que as agricultoras consigam gratuitamente a identidade, CPF, Certidão de Nascimento e de Casamento e faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Mais de 5 mil mulheres devem ser beneficiadas com o mutirão.

De acordo com Leila Cristiane Vieira, coordenadora do Instituto de Identificação do Piauí, o mutirão já acontece em alguns municípios. “Luzilândia, Campo Largo e São João do Arraial já estão recebendo o mutirão que segue até o final desta semana. Na próxima semana é Floriano, Canavieira e a Região Entre Rios. É uma ação de parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria de Segurança e do PNDTR. Os municípios são definidos pelo INCRA e pelo MDA, após um estudo realizados pelos dois”, explicou.

A coordenadora afirmou ainda que hoje o Piauí é destaque no desenvolvimento da trabalhadora rural. “Com os documentos os trabalhadores passam a ter acesso a benefícios concedidos pelo Governo Federal. O mutirão pode ficar um ou até três dias em cada um dos municípios e tudo vai depender da quantidade de assentamentos ou localidades rurais a ser atendidas”, disse.

A divulgação do mutirão é feita com antecedência em cada um desses municípios para que o mutirão atenda a todas as trabalhadoras do local. O mutirão vai estar também em Jerumenha, Bertolínia, Sebastião Leal, Uruçuí, Antônio Almeida, Landri Sales, Porto Alegre do Piauí e Guadalupe.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui