Motoristas e cobradores param por 2h e reivindicam melhorias na capital

01/08/2015 08h22


Fonte G1

Imagem: Catarina Costa/G1 PIÔnibus ficaram parados em terminais durante protesto dos motoristas. (Imagem:Catarina Costa/G1 PI)Ônibus ficaram parados em terminais durante protesto dos motoristas.

Motoristas e cobradores fizeram na manhã desta sexta-feira (31) uma paralisação por cerca de duas horas e por conta disso pelo menos 50% da frota de ônibus foi suspensa em Teresina. A categoria, formada por cerca de 1.700 trabalhadores, reivindica melhorias na estrutura dos terminais.

No terminal, do bairro Buenos Aires, por exemplo, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no do Piauí (Sintetro), denuncia que há apenas um banheiro unissex insuficiente para atender a demanda tanto de trabalhadores como de passageiros.

“A falta de estrutura nos terminais é um problema antigo e que já foi informado ao Setut, mas nunca nada foi resolvido. Nenhum deles tem banheiro específico para mulheres e nem para os passageiros. Além disso, não há local adequado para fazer refeições”, falou Francisco das Chagas, presidente do Sintetro.

A reportagem esteve em um dos terminais e conseguiu alguns relatos. Um motorista, que não quis se identificar por medo de represálias, disse que não há um local apropriado para o descanso durante a troca de turno e por muitas vezes são obrigado a cochilar pelos bancos de concreto da praça.

A dona de casa Raimunda Nonata reclamou da falta de limpeza no banheiro. Segundo ela, recentemente uma fossa estourou e o mau cheiro chegou a incomodar vizinhos que moram nas proximidades do terminal.

A Superitendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) esteve com os trabalhadores nesta sexta-feira e marcou uma reunião para a próxima quarta-feira (31).

Como parte do projeto que prevê a integração do Sistema de Transporte de Teresina, a prefeitura anunciou a construção de oito terminais até o meio do ano de 2016. Dois deles na zona Sudeste, dois na zona Norte, dois na zona Sul e dois na zona Leste. O investimento total será de R$ 30,1 milhões.