Motociclistas são maioria em acidentes com morte em Teresina

02/08/2015 08h08


Fonte G1 PI

O Boletim Informativo de monitoramento de acidentes de trânsito mostra que a maioria das mortes em acidentes ocorridos em Teresina em 2014 é de motociclistas, com 58,5%. Segundo a gerente de Educação de Trânsito da Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans), Samyra Motta, o boletim é um documento que mostra o resumo dos acidentes que aconteceram em 2014 e também um comparativo entre os dados de 2013 e 2014.

Para a gestora, os dados mostram o resultado do trabalho realizado e oferecem uma orientação para nortear as ações de engenharia, educação e fiscalização a serem implementadas na cidade.

“O boletim mostra o mau comportamento dos nossos condutores, como também a necessidade de mudar as suas atitudes no trânsito, pois somente assim, conseguiremos reduzir os acidentes e mortes no trânsito que é o nosso maior objetivo”, acrescentou.

Imagem: Gabriel da Rocha Leal/Arquivo PessoalMotociclistas sao os que mais morrem no trânsito teresinense.(Imagem:Gabriel da Rocha Leal/Arquivo Pessoal)Motociclistas sao os que mais morrem no trânsito teresinense.

Outro dado relevante apresentado pelo boletim é que os homens ainda representam a maioria das mortes (85,7%) e feridos graves (83,4%). Com relação as mortes, os motociclistas e pedestres apresentam respectivamente, menor (34,1 anos) e maior (58,7 anos) na média de idade. Ainda é confirmada a informação de que os maiores percentuais de acidentes fatais e graves acontecem nos fins de semana (sábado e domingo), principalmente nos turno tarde e noite.

No que diz respeito à ingestão de álcool e ausência de uso de capacete em motociclistas, houve uma redução de 2013 a 2014, na quantidade de vítimas mortas e feridas graves. Em 2013, 33,3% das mortes tinham suspeita de ingestão de bebida alcoólica, caindo para 22,6% em 2014. Já a ausência do uso de capacete em motociclistas que foram a óbito caiu de 64,7% para 37,0%, respectivamente de 2013 a 2014.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui