LEI SECA: Detran-PI vai intensificar Blitz no período do Carnaval

14/02/2017 16h54


Fonte Portalr10

O Departamento de Trânsito do Estado do Piauí (Detran-PI), a Companhia Independente Policiamento no Trânsito (CIPTran), o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e Polícia Rodoviária Federal elaboraram um cronograma de fiscalização da Operação Lei Seca para o período do Carnaval e pós-carnaval. O objetivo é evitar que motoristas que ingerirem álcool circulem pelas ruas da cidade.

As barreiras policiais serão realizadas de quinta a sábado, das 22h às 4h, em diversos pontos da cidade. Arão Lobão, diretor-geral do Detran, explica que a intenção é reduzir os acidentes de trânsito durante as festas com ações especiais na capital e cidades que recebem maior concentração de foliões durante a festa de Momo.

“As ações já vem sendo intensificadas e as equipes terão atuação ainda maior no Carnaval e pós-carnaval também. Nosso objetivo é evitar acidentes. Por isso, a intensificação das blitzes da Lei Seca. Precisamos que os condutores comecem a ter consciência que a mistura de álcool e direção pode levar a acidentes graves e até fatais”
, pontua o diretor do Detran.

Imagem: Portalr10Clique para ampliarLEI SECA: Detran-PI vai intensificar Blitz no período do Carnaval.(Imagem:Portalr10)

De acordo com a CIPTran, em 2016 foram registradas 182 autuações a condutores dirigindo sob influência de álcool. Desse total, 90 foram presos por crime de embriaguês. A Lei Seca prevê detenção do condutor, retenção do veículo, suspensão do direito de dirigir e multa de R$ 2.934,70 para o motorista que for flagrado sob o efeito de bebida alcoólica.

“Essa ação integrada dos órgãos de trânsito é fundamental no sentido de resguardar vidas. Infelizmente alguns motoristas insistem até hoje em assumir a direção mesmo após ingerir bebida alcoólica. É necessário adotar uma conduta em prol da vida e a blitz se faz necessária para inibir e combater esse comportamento”,
destaca o major Iran Moura, da CIPTran.

Educação no Trânsito

Desde o início do mês de fevereiro, a Escola Piauiense de Trânsito (EPT), ligada ao Detran, vem realizando em Teresina blitzen educativas preventivas de pré-carnaval com o slogan “Trânsito Legal”, orientando os motoristas sobre os riscos e consequências da associação de álcool e direção.

“A prevenção pode salvar vidas. O cidadão tem direito ao trânsito seguro, e cabe a nós orientar, prevenir, educar, conscientizar e fiscalizar o trânsito, pois depende da ação de cada condutor”,
afirma Jeovanna Moura, diretora da EPT.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook