Lei da Ficha Limpa barra 29 políticos no Piauí; indeferidos passam de 180

23/09/2016 08h10


Fonte G1 PI

Imagem: Gustavo Almeida/G1Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).(Imagem:Gustavo Almeida/G1)Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Faltando apenas 10 dias para as eleições, 183 políticos já tiveram as candidaturas indeferidas no Piauí. Do total de indeferimentos, 29 deles foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa, promulgada em 2010 após iniciativa popular. A lei tem o intuito de impedir que políticos condenados pela Justiça disputem cargos eletivos.

Os indeferimentos pela Lei da Ficha Limpa são o segundo mais comuns no Piauí. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro motivo mais recorrente é a ausência de requisitos para registro das candidaturas, com 138 casos. Existem ainda outros nove políticos barrados após a Justiça indeferir o partido ou a coligação.

Dos 29 impedidos de disputar com base na Lei da Ficha Limpa, 22 são candidatos a vereador, quatro candidatos a prefeito e três candidatos a vice-prefeito. O número de candidaturas barradas pode aumentar, já que nem todos os processos foram julgados.

Os demais motivos são diversos, como políticos impedidos de disputar por ser analfabeto, por não ser filiado a partido, compra de voto, ausência de quitação eleitoral, abuso de poder econômico e outros. Segundo o TSE, alguns candidatos tiveram as candidaturas indeferidas por mais de um motivo.

Outros dados

O Tribunal Superior Eleitoral apresenta ainda a quantidade de políticos piauienses classificados como "inaptos" para disputar o pleito eleitoral do dia 2 de outubro. Essa situação engloba os 183 indeferidos, 145 que renunciaram à disputa e quatro que acabaram morrendo no decorrer da campanha.

Os quatro mortos são os então candidatos a prefeito e a vice de Pajeú do Piauí Juscelino Mesquita dos Reis e José Eduardo Gonzaga, que morreram em um grave acidente na PI-140 no dia 13 deste mês, o candidato a vice-prefeito de Prata do Piauí José Bezerra e o vereador de Esperantina Tote Aristides, assassinado no mês passado.