Juiz condena Estado a pagar R$ 60 mil à mãe de adolescente morto no CEM

20/02/2019 13h05


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarGleison Vieira da Silva(Imagem:Divulgação)Gleison Vieira da Silva

O juiz Leonardo Brasileiro da comarca de Castelo do Piauí condenou o Estado a pagar uma indenização à mãe de Gleison Vieira da Silva, assassinado no Centro Educacional Masculino (CEM) no dia 16 de julho de 2015. Gleison cumpria medida sócio-educativa acusado de ser um dos adolescentes que praticou o estupro coletivo contra quatro meninas em Castelo do Piauí (a 190km de Teresina).

A decisão do dia 14 de fevereiro, foi publicada na última segunda(18) e determinou que Elizabete Vieira da Silva fosse indenizada com o valor de R$ 60 mil por danos morais.

O magistrado alegou que a mãe já havia comprovado que a vítima estava sofrendo ameaças e que o Estado não comprovou qualquer atitude apta a evitar a morte ou eventual socorrro prestado para reverter a situação.

"Entendo (que essa quantia é) suficiente para satisfazer a reparação da lesão experimentada pela parte autora e para coibir a prática de outras condutas ilícitas semelhantes pela parte ré, sem se tornar fonte de enriquecimento ilícito"
, destaca Leonardo Brasileiro na decisão.
Ele ressalta ainda que "no caso, isto ficou bem demonstrado, preso foi assassinado por outro detento, mas a morte era previsível e evitável. Não se cogita de prova do dano moral pelo falecimento de filho. É o tipo de sofrimento que se presume".

Entenda o caso

Gleison Vieira dividia o mesmo alojamento com os outros três adolescentes acusados do mesmo crime. Ele foi morto com murros, pontapés e pancadas na cabeça e seria um ato de vingança, já que Gleison teria entregue os outros menores. A vítima chegou a escrever uma carta para a mãe pedindo perdão por ter praticado o crime.

Os adolescentes, que tinham 15 e 16 anos na época dos crimes, passaram três anos presos e foram soltos no ano passado.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui