Isolada pela chuva, educação e saúde pública de cidade Piauí param

23/11/2014 07h15


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeEstrada interrompida em Betânia, no Piauí.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Estrada interrompida em Betânia, no Piauí.

Betânia do Piauí começa a enfrentar problemas na saúde e educação por conta do rompimento de um trecho da PI-359, rodovia que leva à cidade de Paulistana, principal polo da região. No dia 19, a enxurrada levou um pedaço da estrada, deixando a cidade isolada do norte do estado.

Imagem: Reprodução/TV ClubeClique para ampliarPosto de saúde de Betânia sem atendimento.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Posto de saúde de Betânia sem atendimento.

Na área de saúde, o posto médico enfrenta problemas para funcionar normalmente, pois os profissionais que atuam no local moram em outras cidades e não tem como chegar ao trabalho.

"A maioria dos funcionários: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, mora na cidade de Paulistana e estão tendo dificuldades por conta do comprometimento da via que traz até Betânia”,
disse o coordenador de saúde do município, Italo Bruno Barbosa.



Imagem: Reprodução/TV ClubeClique para ampliarEscolas da Zona Rural de Betânia estão sem aula.(Imagem: Reprodução/TV Clube)Escolas da Zona Rural de Betânia estão sem aula.

Seis mil pessoas vivem na cidade que ainda não enfrenta desabastecimento de alimentos, mas já tem que lidar com a falta de aulas nas escolas da zona rural, todas estão fechados. Em todo o município, 80% dos alunos estão sem aula porque o transporte escolar não consegue chegar até as comunidades.

“Há muita lama, buraco, o que dificulta o acesso dos carros”, disse diretor da Unidade Escolar Natividade Coelho, Elias Raimundo de Lima Neto.

Não é a primeira vez que a população de Betânia do Piauí enfrenta esse problema. Há nove meses a chuva destruiu parte da rodovia deixando a população do município ilhada. Na época, até pacientes de ambulâncias tiveram que ser carregados, passando pelo buraco aberto pela chuva, para seguir em outra ambulância.

Desde os primeiros dias deste mês, o período chuvoso começou na região Sul do Piauí. Em várias cidades as chuvas fortes causaram alagamentos e estragos. A previsão da meteorologia é de que deve continuar chovendo nos próximos dias em toda a região.

Tópicos: piauí, saúde, cidade