Irregularidades em propagandas eleitorais lideram reclamações no PI

23/09/2014 08h49


Fonte G1 PI

A propaganda eleitoral está nas ruas. São carros adesivados, cavaletes atrapalhando pedestres e motoristas, mas também um festival de irregularidades que se estendem à internet. Uma forma de alcance rápido e eficaz ao eleitor.

Caio Pinheiro é publicitário e há quatro anos trabalha com a gestão de mídias sociais. Ele é o responsável junto de uma equipe de outros 20 profissionais pela imagem de políticos durante o processo eleitoral. “É uma mídia que está crescendo muito e candidato nenhum pode deixar de fazer parte, pois o eleitor também está. O político tem que responder, interagir e ficar mais perto da pessoa que vota”, disse.

Rápidas e acessíveis, as redes sociais se tornaram uma das principais vitrines para os candidatos divulgarem campanhas e propostas. Só a maior parte de relacionamento do mundo em atividade tem cerca de 900 mil usuários no Piauí.

As regras da justiça eleitoral também valem para o conteúdo veiculando nas redes sociais. existe inclusive, um manual de prática para orientar candidatos e publicitários do que pode ou não ser postado em um ambiente virtual.

Em uma página na internet atribuída as rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone) existem várias postagens exibindo conteúdo publicitário eleitoral. Para a vice-presidente da Ordem dos advogados do Brasil (OAB) essa é uma prática irregular. “Uma propaganda com a utilização da máquina pública é vedada de todas as formas, então isso é ilegal”, explicou Eduarda Miranda.

Ninguém da Polícia Militar foi encontrado para comentar a denúncia. O telefone do disque eleição é o 0800-007-9797