Internauta denuncia grades cerradas e buraco na parede em delegacia do PI

22/04/2015 07h54


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoGrades cerradas na antiga delegacia de Piripiri.(Imagem:Divulgação)Grades cerradas na antiga delegacia de Piripiri.

Um internauta enviou para o G1 fotos e um vídeo relatando a situação precária da infraestrutura da antiga delegacia de Piripiri, a 157 km de Teresina. Segundo a denúncia, o local não goza de segurança para custodiar presos, as celas estão sujas, com acúmulo de lixo e algumas grades estão cerradas. A situação foi confirmada pelo delegado Willame Morais, gerente de policiamento do interior.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarBuraco feito pelos detentos que fugiram em Piripiri.(Imagem:Divulgação)Buraco feito pelos detentos que fugiram em Piripiri.

“Em algumas cidades como Campo Maior e Piripiri foram criados complexos onde ficam a delegacia da mulher, 1º e 2º distritos todos em um mesmo lugar. Antes, eram separados. O que acontece em Piripiri é que nessa estrutura nova não existem celas. Então, os presos ficam nas instalações antigas, que são velhas, sem manutenção. Lá são constantes as fugas”,
afirmou.

No último domingo (19), cinco presos fizeram um buraco na cela da delegacia e conseguiram fugir sem causar alarde. O buraco, bem como avarias no telhado e nas grades são mostrados nas fotos enviadas pelo internauta.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarLixo na antiga delegacia de Piripiri, no Piauí.(Imagem:Divulgação)Lixo na antiga delegacia de Piripiri, no Piauí.

Nessa segunda-feira (20), uma cela foi queimada por uma detenta presa por suspeita de tráfico de drogas. Segundo relato do internauta, a presa correu risco de morte por conta da fumaça e foi salva pelos agentes de polícia civil, após vizinhos avistarem a fumaça e denunciarem o fato.

“O juiz da cidade, bem como o ministério público e a secretaria de segurança sabem que esses presos estão em um local inadequado. Tentamos que transferir esses presos para penitenciária de Esperantina, mas lá não tem vagas”,
afirmou Willame Morais.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarFalha no telhado da antiga delegacia de Pirpiri.(Imagem:Divulgação)Falha no telhado da antiga delegacia de Pirpiri.

Apesar das autoridades estarem cientes do que ocorre no local, o problema não parece ter uma solução em curto ou médio prazo. “Sabemos que construir um prédio público é algo complicado que precisa de licitação, contrato, tempo para construção. Mais ainda uma delegacia que precisa de toda uma estrutura específica para ela como chão e teto de concreto para evitar fugas. Vamos tentar fazer uma reforma de emergência ou construir celas novas”, finalizou o gerente de policiamento do interior.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: presos, celas, internauta