Ibama não têm onde abrigar animais apreendidos e resgatados no Piauí

14/04/2014 08h53


Fonte G1 PI

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não tem mais onde colocar os animais silvestres apreendidos em Teresina e no interior do Piauí. Sem espaço e estrutura o órgão quer que o estado assuma essa função de acordo com a legislação. Segundo o superintendente do Ibama no Piauí, Manoel Borges, existe uma lei complementar que descentraliza a política ambiental para os estados e municípios.

“Com a nova lei, os animais silvestres doados e apreendidos que precisam passar por uma triagem e quarentena antes de serem reinseridos em seu ambiente natural. Desde 2012, ano de promulgação da lei, estamos fazendo reuniões com técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, mas a secretaria ainda estrutura física para receber estes animais. O estado tem que ter um centro de triagem, que ainda não começou a ser construído”,
lamenta Manoel Borges.

De acordo com o superintendente, a população tem entregado voluntariamente animais silvestres que mantinham em residências. “Com a proliferação das doenças, vírus, e por intensificação da fiscalização as pessoas começaram a entregar voluntariamente esses bichos. Por este motivo, há superlotação do nosso setor de triagem no Ibama que atualmente só tem a capacidade de receber aves, como o papagaio”, informa.

Manoel Borges também destacou que muitos animais, como macacos, já foram entregues ao Parque Zoobotânico de Teresina, mas o local também está superlotado e não tem mais capacidade para recebe-los. “Esses animais são responsabilidade do estado, ainda é ação do Ibama receber animais apreendidos em operação contra o tráfico de animais silvestres. Outro atuação do Ibama é receber animais vindo de outros estados e inseri-los em seu habitat natural. Isso, por exemplo, já foi feito quando recebemos vários primatas e relocamos para a região do lago da Barragem de Boa Esperança, no Sul do Estado, onde passaram por quarentena e foram reinseridos na natureza”, disse Manoel Borges.

A reportagem do Programa Bom Dia Piauí entrou em contato com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, mas os dirigentes estavam de viagem marcada para uma audiência pública no interior. Por telefone, o superintendente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Carlos Moura Fé, informou que o projeto para construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres está em fase final, mas ainda não uma previsão para início da obra. Ele informou ainda que espera concluir o treinamentos dos servidores da Semar para que eles possam operar o sistema informatizado de controle de animais e pássaros silvestres.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: animais, ibama, piauí