Greve dos fiscais da Semar faz 31 dias e consultores reclamam dos prejuízos

31/07/2015 09h25


Fonte G1 PI

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente do Piauí (Semar) estão em greve há 31 dias. Esta é a terceira vez, apenas neste ano. Quem precisa de licenciamentos e vistorias ambientais, por exemplo, reclama dos prejuízos.

Os consultores ambientais Lindomar Luiz e José Alexandre Neto foram até a Semar para saber como está o andamento dos pedidos de vistoria e licença ambiental que precisam. Os dois têm mais de 20 processos na Secretaria e denunciam prejuízos pela demora na análise.

"Eu estou aguardando mais de oito meses a análise dos processos. Os clientes ligam reclamando, mas o atendimento aqui encontra-se parado e o sistema para verificar o andamento do processo não funciona. Desse jeito ficamos no prejuízo",
declarou Lindomar Luiz.

Para o consultor José Alexandre, o problema reflete também nos empreendedores, que não estão recebendo suas licenças. "Tenho uma indústria de alimentos esperando há oito meses regularizar a situação, porque a liberação da vistoria não sai", contou.

Atualmente a Semar conta com apenas 19 fiscais e durante um ano eles conseguem analisar três mil processos. Para atender toda a demanda, que é de 15 mil processos, seriam necessários pelos menos 60 profissionais. A realização de concurso público para a contratação de mais fiscais é uma das reivindicações dos técnicos que estão em greve.

"Desde o começo o que nós queremos é o enquadramento da nova carreira, que transforma o fiscal ambiental em auditor, dá novas atribuições e melhora o sistema de licenciamento. Até agora não temos uma resposta concreta, apenas negociações. Além disso, reivindicamos a realização de concurso público, porte de arma e outras nove pautas",
explicou o fiscal ambiental Daniel Gonçalves.

O secretário de meio ambiente, Ziza Carvalho, diz que a questão da mudança de categoria já recebeu a atenção do governador, mas contratação de novos profissionais deve demorar. "Recentemente em negociação com a categoria mostrei o impacto financeiro desta mudança e mesmo assim o governador autorizou a imediata implantação em agosto. Com relação ao quadro pessoal, sabemos que é devassado e infelizmente por conta da crise não podemos contratar novos fiscais agora", comentou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: processos, fiscais, semar