Estudantes e professores deixam plenário da Assembleia Legislativa

19/05/2016 08h28


Fonte G1 PI

Imagem: Ellyo Teixeira/ G1Estudantes e profesores deixam plenarinho da Alepi.(Imagem:Ellyo Teixeira/ G1)Estudantes e profesores deixam plenarinho da Alepi.

Após 10 horas de ocupação, estudantes, professores e técnicos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) deixaram o plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) depois que o secretário de Fazenda, Franzé Silva, recebeu a pauta de reivindicação e prometeu entregar ao governador Wellington Dias (PT) para análise.

Os docentes da instituição estão em greve há um mês e a ocupação teve como objetivo obrigar o Governo do Piauí a negociar com os profissionais, que reivindicam aumento nos salários. Eles prometiam dormir no local, caso não houvesse uma resposta da administração estadual.

Segundo Franzé Silva, O governador colocou um limite do estado em relação as questões que estavam pendentes. “O que nós queremos a partir de agora é que a categoria entenda qual o limite do estado. Sabemos que o estado tem sua capacidade financeira e não podemos comprometer colocando uma situação em que não podemos cumprir”, disse.

Franzé disse ainda que o estado quer reconhecer a necessidade de fazer incentivos financeiras as categorias. “Queremos incentivar o servidor a prestar bons serviços para a população, mas também não podemos cometer nenhum deslize”, afirmou.

Para Lucineide Barros, diretora de assuntos da Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP), a instituição está passando por uma situação difícil e necessita de ajuste tanto em sua estrutura física como no seu corpo de docentes. “Estão colocando a Universidade Estadual do Piauí numa condição de funcionamento que ela não tem agora. Nós corremos o risco de mais de 50 cursos fecharem. Entendemos que o governador não vai querer assumir esse ônus publicamente perante a população piauiense”, relatou a professora.

Segundo a organização, cerca de 50 pessoas ficaram dentro do plenarinho e igual quantidade se manifesta do lado de fora com cartazes e palavras de ordem. O secretário de governo do Piauí, Merlong Solano, afirmou que o governo do Piauí está passando por dificuldades financeiras, mas que vai retomar promoções e investimentos na Uespi.

“O governo está oferecendo o que pode . Estamos evitando atrasar salários, como já houve no Rio de Janeiro. Estamos em um estado de aperto financeiro e governo não pode atender todos as reivindicações. Vamos retomar em breve as promoções na instituição, o plano de cargos, carreiras e salários e temos R$ 25 milhões para investir na Uespi”,
disse.

Entenda o caso
Os professores da Uespi estão em greve desde o dia 18 de abril, devido à falta de abertura de diálogo por parte do governo do estado para debater a campanha salarial. Segundo a organização do movimento #SOSUespi, 100% dos campi no interior do estado estão parados.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews