Estudantes assistem o alinhamento dos planetas durante evento no IFPI

01/09/2014 12h34


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarOportunidade foi idealizada por alunos do curso de física e por professores.(Imagem:G1 PI)

Estudantes, professores e apaixonados pelas estrelas e planetas se reuniram para acompanhar o fenômeno do alinhamento de planetas do Sistema Solar. A observação foi feita na semana passada através de um telescópio presente no Instituto Federal do Piauí (IFPI) com o apoio de um professor. O evento foi idealizado por alunos do curso de física e por professores da instituição.

“O alinhamento de planetas é um fenômeno que acontece corriqueiramente no Sistema Solar. Eles ficam enfileirados e às vezes isso acontece com a participação dos oito planetas, mas isso muda bastante. O que nós estamos observando neste momento é um alinhamento entre Saturno e a Lua”,
explicou o professor de física Airton Vasconcelos.

Segundo Eduard Montenegro, peruano e estudante do curso de física do IFPI, o evento foi pensado após ser investigado o motivo que leva a muitos alunos abandonarem o curso.

“Percebemos que o ensino de física não está muito bem por aqui por que às vezes temos muitas contas, teorias e pouca prática e isso leva muitas vezes os alunos a desistiram do curso. Pensando nisso resolvemos criar mais eventos práticos, pois percebemos que apesar dos problemas o interesse pela ciência é muito grande”, relatou o aluno.

O mecânico Lucas Limas soube que poderia vê o aliamento dos planetas e também foi ao IFPI participar do evento. O interesse pelos astros também mobilizou o pequeno Artur Montenegro de cinco anos.

Pensando neste público, o IFPI realiza a partir do dia 20 de setembro um curso de Astronomia. As aulas são destinadas para estudantes, professores e apaixonados pelo estudo das estrelas e planetas.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: alunos, ifpi, planetas