'Enquanto puder, vou pelejando com roça', diz sertanejo sobre a seca no PI

21/11/2014 11h40


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarCriadores são obrigados a usar mandacaru para alimentar o gado.(Imagem:G1 PI)Criadores são obrigados a usar mandacaru para alimentar o gado.

As chuvas voltaram a cair no semiárido piauiense nos últimos dias, mas os efeitos da seca ainda são devastadores em vários municípios do estado. Sem pasto e com a escassez de água, muitos sertanejos lutam para manter o rebanho vivo.

No município de Francisco Macedo, a 391 km de Teresina, região Sul do estado, o mandacaru tem sido a única alternativa encontrada pelos criadores para alimentar os animais. A triste situação dessas famílias foi mostrada na última reportagem da série "Quatro Anos de Seca" exibida durante esta semana pelo telejornal Bom Dia Piauí.

O agricultor Francisco de Deus já perdeu 12 animais com a seca que assola a região e para evitar que outros venham a morrer, ele sai todos os dias para procurar mandacaru em meio à caatinga. A labuta diária para salvar o gado já faz parte da rotina do criador. “Eu já sou sofrido, já estou acostumado com a coisa. Seja lá o que Deus quiser”, falou. Para piorar a situação, o único açude com água para matar a sede dos animais em sua propriedade está praticamente seco, com apenas um pouco de água barrenta.

Na agricultura os efeitos também são devastadores para quem sobrevive da roça. As plantações feitas no último inverno foram completamente perdidas, o que aumentou o drama dos moradores da região. O agricultor Elias Ribeiro foi um dos que perderam tudo o que plantou, mesmo assim mantém a esperança por dias melhores. A espera de um bom inverno, ele já começou a preparar a roça. “Vou tentar. Enquanto eu puder andar, vou insistindo e pelejando com a roça”, disse.

Ao todo, são 201 municípios com estado de emergência declarados no Piauí. Para piorar a situação de quem espera por água, os caminhões pipa da Secretaria Defesa Civil que abasteciam as comunidades foram retirados. Segundo o órgão, a retirada ocorreu por falta de recursos, após uma decisão do Governo Federal de deixar a Operação Pipa exclusivamente a cargo do Exército.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: animais, água, seca