Enfermeiros estão assumindo funções de médicos no Centro-Sul do Piauí

27/04/2016 08h35


Fonte G1 PI

Enfermeiros estão assumindo funções de médicos na cidade de Itaueira, no Centro-Sul do Piauí, onde estariam prescrevendo receituários a pacientes irregularmente. Esta foi a denúncia feita pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), que está investigando o caso.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEmmanuel Fontes, presidente do Conselho Regional de Medicina.(Imagem:Reprodução)

O presidente do Conselho Regional de Medicina, Emmanuel Fontes, teve acesso aos receituários que deixam margem para uma situação ilegal e irregular. Em alguns casos não são explicados o motivo par ao enfermeiro prescrever a receita ou a especialidade do profissional

"Foram encaminhados os receituários, mas não foi esclarecido qual programa eles estariam inseridos, ou seja, o porquê do enfermeiro fez a prescrição e até a especialidade do profisional. É bom deixar claro que este enfermeiro pode prescrever, mas em algumas situações atreladas a uma consulta médica"
, explicou o presidente.

Para o CRM-PI, um profissional sem a devida instrução para aplicar uma receita pode causar risco ao paciente, como um anti-hipertensivo ou corticoide para uma criança sem a dosagem correta. Na tentativa de resolver a situação, o Conselho levou a denúncia ao promotor de Justiça e pediu esclarecimentos ao hospital de Itaueira.

"O desvio de função médica deve ser comunicado ao CRM. Na dúvida, o paciente deve sempre procurar o médico",
declarou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews