Empresas que produzem mais de 60 kg de lixo pagarão pelo recolhimento

21/05/2015 19h40


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarAção foi definia em um encontro na sede do Ministério Público Estadual.(Imagem:G1 PI)Ação foi definia em um encontro na sede do Ministério Público Estadual.

Nenhum município do Piauí se adequou ao plano de resíduos sólidos. Nesta quinta-feira (21) o Ministério Público Estadual e o Conselho Nacional de Meio Ambiente se reuniram para cobrar ações práticas. Em Teresina, o lixo de grandes empresas deixará de ser coletado.

De acordo com Denise Aguiar, promotora de justiça, o estado comete um crime ambiental quando não cumpri com o plano nacional de resíduos sólidos. ”Nós temos crimes ambientais para a questão da poluição. O descarte de lixo de qualquer forma tem resultados negativos. Além disso, temos também a questão da improbidade administrativa”, afirmou.

Para se adequar a lei, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Teresina decidiu colocar em prática uma das medidas do plano. “A partir do dia 6 de junho só iremos recolher o lixo de quem produz até 60 quilos por dia e quem produz mais a prefeitura vai, obrigatoriamente, ter que ser ressarcidas dos valores que for gasto no serviço”, contou o secretário Vicente Moreira.

A empresa que não cumprir a determinação irá responder por crime ambiental. Das 200 grandes geradoras de resíduos sólidos que existem na cidade, 150 é ligada a Associação de Bares e Restaurantes e o presidente não ficou satisfeito com a atitude da prefeitura da capital.

“Estamos em um ano difícil, que a economia está complicada e chegar ainda essa cobrança é injusto. Pelos menos conseguimos negociar um custo inicialmente caro e chegamos a um mais acessível”, afirmou Jorge Holanda.