Em audiência na Câmara, bombeiros pedem ajuda da população contra incêndios

29/10/2014 12h15


Fonte Cidade Verde

Durante audiência publica realizada na manhã desta quarta-feira na Câmara municipal foram discutidas as propostas para solucionar os problemas relacionadas as queimadas em Teresina, principalmente as que ocorrem nos parques ambientais ou nas proximidades. Representantes do Corpo de Bombeiros estiveram presentes e pediram que a população tenha participação ativa nas ações contra fogo no mato e em terrenos baldios.

A audiência foi proposta pela vereadora Teresa Britto (PV) e, segundo ela, tem o objetivo de chamar as autoridades municipais e estaduais para a realização de uma ampla campanha de conservação ambiental com a participação maciça da população.

Ela citou as queimadas registradas na floresta fóssil, em Teresina, e no parque das nascentes, no Sul do Piauí.

"Estou aqui cobrando a interação dos órgãos como Semar, Semam, Ibama e Corpo de Bombeiros, para que seja feita uma campanha de educação ambiental em todas as esferas da população. Nós não temos nenhum histórico de alto combustão, todos os incêndios registrados foram provocados pelo ser humano e isso pode ser combatido. As queimadas nos parques ambientais prejudicam cada cidadão diretamente, porque atingem o ar e a água que nos ajudam a viver", declarou Teresa Britto.

Imagem: Wilson FilhoBombeiros pedem ajuda da população contra incêndios(Imagem:Wilson Filho)

A vereadora propõe ainda que essas campanhas sejam permanentes, realizadas em escolas e divulgada nos meios de comunicação, e pede o aumento das brigadas de incêndio.

De acordo com o tenente do corpo de bombeiros Erisvan Silva, só em Teresina até o mês de setembro desse ano, foram registrados 210 casos de fogo no mato e 147 incêndios em terrenos baldios. No Piauí o numero chega a 1.008, sendo 455 casos de fogo no mato e 553 em terrenos baldios.

"Devido ao aumento da temperatura as queimadas também se tornam mais recorrentes, e a população tem participação ativa nisso. A partir do momento que a população ajudar, as queimadas irão diminuir", afirmou o bombeiro.

Imagem: Wilson FilhoBombeiros pedem ajuda da população contra incêndios(Imagem:Wilson Filho)

O secretário municipal de Meio Ambiente, Cleto Baratta, afirmou que a prefeitura tem trabalhado na conscientização sobre as queimadas através de cartilhas, mas que pode se comprometer mais com a prevenção.

"A Semam tem uma preocupação com essa situação e por isso temos feito o trabalho de conscientização, principalmente nas escolas. Mas considero que existe a nessecidade de fazer com que essas informações sejam divulgadas para toda a sociedade", afirmou.

Imagem: Wilson FilhoBombeiros pedem ajuda da população contra incêndios(Imagem:Wilson Filho)

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook