Dilma e ministros participam de mobilização nacional contra Aedes

13/02/2016 08h40


Fonte G1 PI

A presidente Dilma Rousseff e os ministros do governo federal vão aos estados neste sábado (13) para uma mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e do vírus da zika. O objetivo é visitar 3 milhões de residências.

Imagem: Divulgação/DefesaClique para ampliarPanfleto será distribuído para conscientizar sobre combate ao mosquito.(Imagem:Divulgação/Defesa)

A ação ocorre em 353 municípios e também farão visitas os secretários-executivos, presidentes de estatais, prefeitos, governadores, 46 mil agentes de combate às endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde.

Enquanto Dilma acompanha a ação do Rio de Janeiro, cada ministro deve participar da mobilização em um estado.

A mobilização também conta com o apoio das Forças Armadas. Ao todo, 220 mil militares (160 mil do Exército, 30 mil da Marinha e 30 mil da Força Aérea) começam a atuar no mês de fevereiro no combate ao mosquito. Numa primeira etapa, eles deverão entregar panfletos com orientações para evitar a proliferação do mosquito. Em seguida, 50 mil homens visitarão casas para fazer inspeções.

Em novembro do ano passado, o governo declarou estado de emergência em saúde pública devido ao aumento no Nordeste dos casos de microcefalia, quadro em que os bebês nascem com o cérebro menor do que o esperado e que pode comprometer o desenvolvimento da criança.

As causas exatas do surto no Brasil ainda estão sendo investigadas, mas há fortes evidências de que o zika vírus tenha relação com o surto.

Zika

O vírus da zika é transmitido especialmente por mosquitos infectados, principalmente o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. A maioria das pessoas não tem sintomas mas, quando surgem, são principalmente erupções na pele, olhos vermelhos e dores no corpo. Eles desaparecem em até uma semana, em geral.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui