Dez presos fogem de unidades do sistema penitenciário

09/02/2016 08h05


Fonte Cidadeverde.com)

A fuga de dez detentos do sistema penitenciário do Piauí foi registrada no início da madrugada de segunda-feira (08). Sete presos da Colônia Agrícola Major César Oliveira e três do Hospital Penitenciário conseguiram fugir. De acordo o Sindicato Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), nove deles foram recuperados, restando apenas um para ser recapturado.

A fuga foi registrada na enfermaria Nº1 do Hospital Penitenciário, que fica ao lado da Colônia Agrícola Major César, no município de Altos, a 37 km de Teresina. Uma equipe formada por seis agentes penitenciários conseguiu recuperar nove dos fugitivos até as 8h da manhã de hoje (08).

"Todos os sete da Major César foram já foram pegos. Falta só um dos que fugiram do hospital. A fuga aconteceu simultaneamente, por volta das 0h de hoje, quando os três do hospital fugiram por um buraco na parede de um banheiro do local e os outros sete, da Major César, fugiram pelas grades da janela de um dos alojamentos",
explicou Kleiton Holanda, do diretor administrativo do Sinpoljuspi.

Imagem: DivulgaçãoColônia Agrícola Major César.(Imagem:Divulgação)Colônia Agrícola Major César.

Segundo o diretor administrativo do Sinpoljuspi, o estado crítico da estrutura das unidades facilita a fuga dos detentos. "A estrutura da Major César e do Hospital é bastante vulnerável, na penitenciária as grades já estão bastante corroídas pela ferrugem, alguns dos alojamentos já não possuem mais grades. Felizmente, os agentes conseguiram recuperar a maioria dos fugitivos, restando apenas mais um", informou Kleiton Holanda.

O Cidadeverde.com tentou contato com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) para saber informações sobre as buscas do preso que ainda está foragido, mas não obteve êxito até a publicação desta matéria.

Em nota, a Sejus informou que está realizando buscas para localizar o detento que ainda encontra-se foragido. Confira a nota abaixo:

NOTA

A Secretaria de Estado de Justiça do Piauí informa que os agentes de segurança pública (polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal) foram informados sobre a fuga de Diego Anderson Passos Nery, do Hospital Penitenciário Valter Alencar, e estão atuando na busca do detento. A Secretaria de Justiça ressalta que continua buscando meios para reforçar a segurança nas unidades prisionais, como a intensificação das operações de vistoria.

Secretaria de Estado de Justiça do Piauí

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: agentes, fuga, sinpoljuspi