Detran realizou mais de 400 atividades em 2017

07/01/2018 09h10


Fonte Cidadeverde.com

Por meio da Escola Piauiense de Trânsito, o Detran realizou uma série de atividades educativas, com o intuito de sensibilizar motoristas e pedestres sobre o comportamento correto no trânsito e reduzir o número de acidentes com vítimas em todo o estado. Em 2017, mais de 400 atividades foram realizadas pela equipe da escola, de norte a sul do estado.

Projetos como Trânsito Legal, Minha Escola Faz Toda a Diferença, Férias em Trânsito, Borboletas no Asfalto, Sua escolha na ida faz toda a diferença na hora da volta, Seja você a mudança no trânsito, Operação Lei Seca, e as campanhas permanentes de Carnaval, Maio Amarelo, Semana Nacional do Trânsito, além da capacitação dos educadores da EPT, alcançaram, durante o ano, mais de 320 mil pessoas no Piauí.

Para Arão Lobão, diretor-geral do Detran, as ações de educação promovem segurança no trânsito, levam os condutores à reflexão das possibilidades de escolhas no dia a dia que podem acarretar graves consequências no trânsito, como usar o celular ao volante, beber e dirigir e não usar o cinto.

“É um trabalho no qual contamos com a parceria de órgãos que atuam no trânsito e são ações que levam o cidadão a refletir sobre seu comportamento, isso gera mudança de atitude. As ações foram intensificadas e percebemos que a população está mais consciente. O aumento da fiscalização durante as Operações Lei Seca também ajuda prevenir tragédias ao tirar das ruas condutores que insistem em fazer ingestão de álcool seguida de direção”,
destaca.

Lei Seca

De acordo com Dados da Diretoria de Infrações do Departamento, de janeiro a outubro de 2017, a Operação Lei Seca contabilizou cerca de 35 mil veículos que foram fiscalizados. Desse balanço, resultaram 1.815 testes de alcoolemia, com 131 administrativos, 89 condutores levados a central de flagrantes, 73 recusa ao teste do etilômetro, 4.198 autuações diversas, 1.416 veículos removidos e 195 carteiras de habilitação recolhidas.

Totens e Aplicativo

Em 2017, o Detran-PI lançou terminais de autoatendimento para proporcionar mais agilidade no atendimento à população, os totens estão funcionando em todos os postos da capital e nas principais cidades do interior do estado, como Parnaíba e Picos. “Estamos investindo na modernização do sistema, que consiste na mudança de alta para baixa plataforma, garantindo maior rapidez ao acesso e segurança na qualidade da prestação dos serviços do órgão”, destaca Arão.

Ainda inovando em tecnologia, o órgão agora está ainda mais próximo de seus usuários, através do aplicativo "Detran-PI", que já está disponível no Play Store. Pela ferramenta é possível realizar consultas e gerar taxas, como a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento anual, dentre outras.

Sinalização Viária

Com o objetivo de dar mais segurança para pedestres e motoristas, o Detran entregou serviços de sinalização viária em municípios do Piauí, como Batalha, Esperantina, Luzilândia, São Félix, Santa Cruz dos Milagres, Aroazes, Agricolândia, São Pedro, Santo Antonio de Lisboa. Ainda em fase de execução se encontram as cidades de Amarante, São Raimundo Nonato, São Miguel do Tapuio, Barras, Angical e União.

“Essas ações integram um projeto do Governo do Estado com o intuito de desenvolver ainda mais a cidade e melhorar a qualidade do trânsito em todo o Piauí, permitindo maior trafegabilidade nas vias do município, contribuindo significativamente para a prevenção e redução do índice de acidentes de trânsito em todo o Estado”
, enfatiza Lobão.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, detran, condutores