Detentos de presídio do Piauí recebem curso de Construção Civil

30/11/2015 09h22


Fonte G1PI

A partir desta segunda-feira (30), 50 detentos da Penitenciária Irmão Guido começam a ser beneficiados com o curso de Construção Civil do programa Setre nos Municípios, antigo Qualifica Piauí. A aula inaugural será realizada às 9h, na própria Penitenciária.A iniciativa é pioneira no estado e proporciona aos internos uma expectativa de futuro e a oportunidade de um recomeço fora das grades.

Imagem: Divulgação/SinpoljuspiClique para ampliarPenitenciária Irmão Guido em Teresina.(Imagem:Divulgação/Sinpoljuspi)Penitenciária Irmão Guido em Teresina.
“Essas pessoas merecem uma chance de refazer a vida longe da criminalidade e a qualificação irá lhes proporcionar o ingresso no mercado de trabalho, que precisa abrir os braços para este público”
, atentou o secretário do Trabalho, Gessivaldo Isaías.

Para o secretário da Justiça, Daniel Oliveira, a conciliação entre a capacitação e a lei que determina a reserva de vagas de emprego aos egressos das unidades prisionais, garante uma nova oportunidade a esse público.

“A lei é voltada para a humanização dessas pessoas, que precisam ser ressocializadas após o cumprimento de suas obrigações com a justiça e a capacitação é a porta de entrada para sua inserção no mercado de trabalho”
, ressaltou.

A Penitenciária Irmão Guido é a terceira unidade prisional contemplada com o Setre nos Municípios. O programa já beneficiou quase 50 detentos da Colônia Agrícola Major César e quase 100 mulheres da Penitenciária Feminina.

Além dos cursos, que têm duração de 30 dias, os caminhões itinerantes contam com os serviços de expedição da Carteira de Trabalho, solicitação do Seguro-Desemprego, orientações para quem deseja abrir o próprio negócio e os internos ainda saem cadastrados no Sine-PI.