Das 13 fugas registradas nos presídios do Piauí, nove foram na Irmão Guido

09/10/2015 07h46


Fonte G1 PI

A Secretaria de Justiça (Sejus) do Piauí informou que este ano foram registradas 13 fugas no sistema prisional do estado, sendo nove delas apenas na Penitenciária Regional Irmão Guido. Os dados levantados pelo órgão dão conta ainda de 57 tentativas de fugas nos presídios do Piauí.

Imagem: Divulgação/SejusClique para ampliarPresos do pavilhão B da Penitenciária Irmão Guido tentaram novamente fugir.(Imagem:Divulgação/Sejus)Presos do pavilhão B da Penitenciária Irmão Guido tentaram novamente fugir.
Os dados da Sejus revelam ainda que nas 13 fugas, 32 presidiários conseguiram escapar do sistema prisional. Até agora, 23 deles foram recuperados graças à atuação dos agentes penitenciários e policiais militares.A última fuga aconteceu no dia 24 de setembro na Irmão Guido, quando 15 presos conseguiram fugir por um buraco. Quatro foram recapturados. Na terça (6), outros 10 detentos tentaram sair do sistema prisional, mas os policiais de plantão impediram que o fato se consumasse.

A Secretaria de Justiça informou que tem intensificado as vistorias dentro das penitenciárias, com o objetivo de reprimir e prevenir problemas nas unidades. Por conta desse alto número de fugas, o órgão tem aberto sindicâncias para apurar e buscar causas das fugas e resolutividade para o problema.

Com capacidade para cerca de 300 presos, a Irmão Guido abriga atualmente 400 presos, segundo o órgão. São dois policiais para as oito guaritas, um número insuficiente, de acordo com o diretor administrativo do Sindicato Agentes Penitenciários do Piauíí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda.

"Na Irmão Guido para fazer funcionar no seu mínimo potencial é necessário que fosse reforçado as guaritas, que fazem a segurança e vigilância da parte superior da unidade, além de triplicar o número de agentes para que possam cobrir as atividades de ressocialização da unidade e também fazer o acompanhamento diário dos pavilhões, a tomada de providências em materiais de segurança para proteção individual", contou.

Há dois anos, cercas elétricas e sensores de presença não funcionam. Mesmo após registrar tantas fugas este ano, a cerca elétrica e os sensores de presença da Penitenciária Irmão Guido, na zona rural de Teresina, continuam com o mesmo problema.

Imagem: Divulgação/SinpoljuspiGrupo de 15 presos cava buraco e foge da Penitenciária Irmão Guido.(Imagem: Divulgação/Sinpoljuspi)Grupo de 15 presos cava buraco e foge da Penitenciária Irmão Guido.

Segundo o diretor de Inteligência e Proteção da Secretaria de Justiça, o tenente coronel Luís Pitombeira, o presídio tem uma estrutura que na sua conclusão estrutural já veio prejudicada.

"Nós somos conscientes disso, já fizemos trabalhos de melhorias e investimentos para resolver o problema. Existe uma comissão de sindicância da Sejus responsável por fazer esse trabalho de apuração", disse.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui