Central de Flagrantes é insalubre e o teto está quebrado, diz Sindicato

17/12/2014 09h47


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarPresidente do Sinpolpi afirmou que falta estrutura na capital e no interior.(Imagem:G1 PI)Presidente do Sinpolpi afirmou que falta estrutura na capital e no interior.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Constantino Júnior, falou nesta quarta-feira (17) sobre a falta de estrutura enfrentada pela categoria no estado. Entre os vários problemas denunciados pelo presidente estão as péssimas condições estruturais da Central de Flagrantes de Teresina. Segundo ele, o teto do local está totalmente deteriorado.

“Hoje todo o teto da Central de Flagrantes, que é de amianto, está quebrado em razão de uma tentativa de fuga. Se der uma chuva forte a Central ficará inundada”,
disse Constantino. Ele informou ainda que o local é insalubre e que atualmente se encontra lotado de presos custodiados. “A Central virou um verdadeiro cadeião”, completou.

Constantino falou que a situação também é precária nos municípios do interior do estado. “Na cidade de Picos os imóveis que são de propriedade da Secretaria de Segurança estão abandonados há mais de 12 anos, enquanto isso a administração pública paga um aluguel caríssimo para toda a estrutura da Polícia Civil funcionar numa residência”, falou o presidente acrescentando que a casa está condenada pela vigilância sanitária.

De acordo com Constantino, em Parnaíba a situação da Central de Flagrantes também é caótica. “Além das delegacias que não atendem as necessidades da população, nós temos a Central de Flagrantes onde a última reforma foi na década de 1990”, disse. Diante da situação, o presidente do sindicato diz que é difícil a polícia desenvolver um trabalho adequado.

“Quando o policial civil passa a fazer a custódia de presos que não é sua atribuição, ele deixa de fazer a sua função que é a investigação”,
explicou. Além da situação das delegacias, Constantino também citou a falta de combustível para viaturas e o baixo número de policiais plantonistas nos distritos.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui