Candidatos analisam debate da TV Clube como 'espaço democrático'

01/10/2014 08h57


Fonte G1 PI

Imagem: Ellyo Teixeira/ G1Candidatos nos estúdios da  TV Clube para o debate.(Imagem:Ellyo Teixeira/ G1)Candidatos nos estúdios da TV Clube para o debate.

Após 80 minutos de debate, os quatro candidatos ao governo do Piauí que participaram do encontro promovido pela TV Clube na noite desta terça-feira avaliaram como positivo o confronto de ideias. Mão Santa (PSC), Maklandel (PSOL), Wellington Dias (PT) e Zé Filho (PMDB) discutiram sobre diversos temas, entre eles, desenvolvimento econômico, cultura, políticas sociais, recursos públicos, seca, governabilidade, educação e mobilidade urbana. Na chegada à emissora, os políticos revelaram que a intenção era atingir o percentual dos eleitores indecisos.

Depois do encerramento do encontro, Mão Santa analisou o espaço como uma oportunidade democrática. “O eleitor viu quem são os candidatos mais preparados para governar o estado. Além disso, o debate aprimorou a democracia do Piauí”, enfatizou.

Segundo Maklandel, o embate priorizou as propostas para melhorar o estado. “Aquele eleitor indeciso, com o confronto de ideias apresentado, percebeu que a mudança acontecerá votando nas nossas propostas”, considerou.

Na saída dos estúdios da emissora, Wellington Dias reforçou que o debate foi proveitoso, porém demonstrou insatisfação com as críticas recebidas pelos adversários. “Mostrei soluções para diversas áreas, lamento pelo fato de tentarem denegrir minha imagem, contudo, apresentei um projeto de continuidade para melhorar a qualidade de vida”, ponderou.

O candidato Zé Filho disse que conseguiu apresentar suas propostas ao longo do programa. “O debate foi um grande palanque eleitoral. Estamos confiantes por uma vitória no próximo domingo”, revelou.

O debate da TV Clube contou com a participação dos quatro candidatos de partidos ou coligações com representação no Congresso. Para a jornalista Zileide Silva, mediadora do encontro, os eleitores conseguiram decidir o voto. “Só lamento o fato de ter concedido dois direitos de respostas porque esse procedimento impede que sejam apresentados ou discutidos outros temas, mas acredito que os eleitores se decidiram”, finalizou.

Como foi o debate


O primeiro e o segundo bloco tiveram o mesmo formato com duas rodadas cada um. Na primeiro, os candidatos dirigiram perguntas livremente aos adversários; no segundo, fizeram entre si perguntas sobre temas sorteados pelo mediador.

Em cada rodada, o mesmo candidato pôde ser questionado até duas vezes. Nas rodadas com tema determinado, a produção do programa escolheu 20 assuntos que foram entregues aos representantes dos candidatos durante a reunião. Desses, oito foram escolhidos por meio de sorteio.

Os candidatos tiveram 30 segundos para formular a pergunta, 1 minuto e meio para a resposta, 1 minuto para a réplica e 1 minuto para a tréplica. O último bloco foi reservado para as considerações finais.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews